Alerta de terremoto no Brasil foi erro de sistema, admite Google

Tecmundo






O alerta de terremoto disparado para celulares Android na madrugada desta sexta-feira (14) realmente foi um erro, admitiu o Google. O sistema de detecção sísmica foi desativado no Brasil após a falha.
“O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas” explicou o Google em nota. “Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários da região”, continuou a empresa.
De acordo com o Google, o sistema foi prontamente desabilitado e a falha está sob investigação. “Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas”, disse a empresa.

O alerta sísmico foi flagrado por usuários de várias cidades dos estados Rio de Janeiro e São Paulo na madrugada desta sexta-feira (14) por volta das 2h (horário de Brasília). O suposto tremor teria magnitude de 5,5 na escala Richter — portanto, nível “moderado”. Contudo, era tudo um alarme falso.
Como funciona a detecção de terremotos do Google?
Com exceção dos Estados Unidos, o Google usa uma abordagem crowdsourced para detecção de terremotos — portanto, informações fornecidas pela comunidade. De acordo com a empresa, todos os celulares que contêm acelerômetro podem detectar vibrações que, se parecidas com um terremoto, são relatadas aos servidores da companhia e comparadas com dados de aparelhos na mesma região.

Se vários celulares detectam vibrações em uma determinada região, o Google dispara o alerta para os usuários de áreas próximas sobre o evento sísmico e fornece indicações de como agir à emergência, como procurar abrigo e se esconder de baixo de mesas.
Terremotos, porém, terremotos são eventos sísmicos extremamente raros no Brasil, portanto o alerta pegou muitos usuários de surpresa. A Defesa Civil de São Paulo negou o ocorrido.


