Alunos da USP ganham desafio internacional com IA que detecta fake news
Tecmundo

Criada por alunos da Universidade de São Paulo (USP), uma ferramenta de inteligência artificial que checa fatos e funciona no WhatsApp venceu um desafio internacional. Como resultado, vai representar o Brasil em um evento nos Estados Unidos, em março.
Denominada "Tá Certo Isso AI?", a solução conquistou o primeiro lugar no Programa AI4Good, que seleciona inovações de IA com impacto social, em meio a mais de 180 projetos. Junto com outros dois selecionados, estará na 12ª Brazil Conference, em Cambridge.
Como funciona a IA contra desinformação?
O chatbot que verifica fatos funciona dentro do WhatsApp, sem a necessidade de instalar outros apps ou acessar sites. No mensageiro da Meta, ele responde individualmente e nas conversas em grupo.
- Para usá-lo, basta adicionar o número 35-8424-8271 à lista de contatos ou acessar o link disponível na página do projeto;
- Em seguida, inicie uma conversa com o bot Tá Certo Isso AI? e compartilhe o conteúdo suspeito no bate-papo, seja link, texto, foto, vídeo, áudio ou figurinha, para ele analisar;
- A IA retornará em instantes com a resposta, apontando se as informações são verificáveis, verdadeiras ou falsas e quais fontes foram usadas na checagem;
- O procedimento é basicamente o mesmo nos chats em grupos do WhatsApp, sendo necessário marcar o perfil do bot na conversa, com o resultado ficando visível para todos os integrantes.
Quem criou a “Tá Certo Isso AI”?
O bot “Tá Certo Isso AI” foi desenvolvido pelos estudantes de Ciência da Computação da USP em São Carlos (SP), Cauê Paiva Lira, Luiz Felipe Diniz Costa e Pedro Henrique Ferreira Silva. A IA também opera como uma Plataforma de Analytics e, com isso, as mensagens encaminhadas alimentam um painel público no site.
Os alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP vão apresentar o sistema inteligente de verificação de fatos à comunidade internacional em eventos entre os dias 27 e 29 de março.
Organizada pela comunidade brasileira de estudantes nos EUA, a Brazil Conference acontecerá nos campi da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
