Amazon trabalha em nova versão paga e com IA da Alexa
Tecmundo
A Amazon está trabalhando internamente em uma nova versão da Alexa que será paga. A atualização da assistente pessoal terá como foco uma série de recursos de inteligência artificial (IA).
De acordo com o Business Insider, o serviço se chama Alexa Plus, mas esse pode não ser o nome definitivo da plataforma. A expectativa da companhia é lançar o serviço "turbinado" já a partir de junho de 2024 em alguns mercados.
A cobrança por essa modalidade mais avançada seria a partir de uma mensalidade. O preço da assinatura até agora não foi divulgado pela companhia, mas esse já é um plano que circula pela Amazon há alguns meses como uma nova alternativa de geração de renda.
Os recursos de IA da Alexa Plus envolvem uma conversa mais dinâmica, fluida e complexa — bem mais avançada que as atuais habilidades generativas que ela já possui . A assistente pessoal mais inteligente seria capaz de entender mais comandos, além de ser bastante informativa.
Equipes da Amazon por enquanto não aprovaram a "nova Alexa".
Entretanto, a companhia está encontrando problemas no desenvolvimento desse novo serviço. Ainda segundo a Business Insider, a plataforma de IA da Alexa não tem sido bem recebida nos testes da Amazon.
Os funcionários que experimentaram a assistente pessoal reclamaram da falta de interações úteis, citaram respostas longas ou imprecisas e também as chamadas "alucinações", situação em que uma IA simplesmente inventa um conteúdo que ela acha ser real.
Por enquanto, a Amazon tem desenvolvido um modelo "híbrido", mantendo certas bases da Alexa "clássica" com as novidades de IA. Ainda assim, são muitos os desafios a serem superados até o lançamento da primeira versão.
Por enquanto, a Amazon não informou se a chegada da nova versão da Alexa seria uma oferta alternativa e opcional, ou se ela vai substituir como um todo a plataforma gratuita já existente.
Atualmente, a Alexa funciona integrada via aplicativo em dispositivos móveis e diversos eletrônicos inteligentes para uso doméstico. Além disso, ela opera nativamente como assistente pessoal em aparelhos da linha Amazon Echo.