Home
Tecnologia
Análise de GTA 6 do PS2: testamos a 'versão de camelô' do game
Tecnologia

Análise de GTA 6 do PS2: testamos a 'versão de camelô' do game

publisherLogo
Tecmundo
11/12/2023 23h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15930536/original/open-uri20231211-17-nfx4io?1702336452
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O trailer de GTA 6 está completando uma semana de lançamento na internet, o que já foi tempo suficiente para quebrar diversos recordes de visualizações no YouTube . Além disso, sete dias também foi tempo suficiente para os brasileiros conseguirem criar cópias jogáveis do futuro game da Rockstar para o PS2.

É isso mesmo: em menos de uma semana, já é possível encontrar GTA 6 para ser jogado no Brasil, mas em uma versão bem limitada e feita como meme. Nas redes sociais, um vídeo que viralizou com essa brincadeira é o do perfil Bomba Patch, que também atualiza games de futebol para o PS2.

A equipe da Geomatrix, que é famosa por desenvolver versões alternativas de GTA San Andreas, colocou a protagonista do novo Grand Theft Auto em GTA Vice City, que traz a mesma cidade onde o próximo game se passará. No entanto, outro brasileiro foi além e já lançou uma versão “jogável” desse meme.

Direto da cidade de Antônio Carlos, Santa Catarina, o empresário e agricultor Pedro Petri criou, nas horas vagas, uma modificação de GTA Vice City inspirada em GTA 6 que é totalmente jogável no PS2. Apesar do aspecto de “jogo de camelô”, queridos por muitos jogadores, o projeto foi disponibilizado de graça por meio do YouTube e pode ser baixado via Google Drive .

Galera, recebi uma build exclusiva aqui do GTA 6.

- Tá rodando liso no PC
- Gráficos de ponta
- Troca de personagens instantânea
- Movimentação realista

Rockstar mandando bem demais como sempre pic.twitter.com/nwMTnNdQv7

 

E o desenvolvedor deixa o alerta na descrição do vídeo: o projeto foi feito rapidamente e tem como objetivo mostrar o potencial para modificações de GTA Vice City. Afinal, o game está longe de ser tão popular na cena quanto GTA San Andreas, que tem versões que vão desde o Sonic até Dragon Ball Z.

Além de rodar no console da Sony por meios que envolvem pirataria, o GTA 6 de PS2 também funciona no computador via emuladores. Como eu estou bastante ansioso para jogar o grande lançamento da Rockstar e não aguento esperar até 2025, tive que baixar e testar a edição alternativa.

Considerando os gráficos de cair o queixo que vi no primeiro trailer de GTA 6, resolvi colocar o meu melhor hardware para rodar a versão alternativa do game, só por garantia. Com isso, deixei o PS2 encostado, baixei um emulador e abri o jogo em um emulador no PC com uma RTX 4070 e o Intel Core i9-13900K.

Nem preciso dizer que isso foi como dar um tiro de bazuca para matar uma pulga. O GTA 6 de PS2 abriu com a gloriosa resolução original abaixo de Full HD e com os estonteantes gráficos do console mais vendido da Sony. A falta de pixels é tão grande que até mesmo o trailer do novo Grand Theft Auto, que aparece ao abrir a ISO, estava em baixa qualidade.

JasonO personagem Jason nem foi confirmado como jogável em GTA 6, mas já aparece na versão de PS2.

Em seguida, o jogo alternativo nos apresenta uma tela de loading com o logo de GTA 6, também com uma compressão que lembra a clássica era dos jogos piratas de PS2. Depois do carregamento, finalmente somos convidados a conhecer Vice City pelos olhos de Lucia.

Para quem já repetiu a prévia de GTA 6 diversas vezes, já fica o aviso: a versão de PS2 da protagonista, como esperado, está longe de trazer a alta definição que vemos no trailer do novo Grand Theft Auto. No entanto, precisamos reconhecer o esforço do modder brasileiro em simular as roupas da protagonista com base nos vazamentos que rolaram no ano passado.

GTA 6 de PS2A Lucia do PS2 não está tão deslumbrante quanto a personagem no trailer de GTA 6.

No entanto, a parte que mais impressiona é a troca de personagem. Ao pressionar a seta para o lado esquerdo, é possível jogar com Jason, o suposto segundo protagonista de Grand Theft Auto 6. Com um breve tempo de loading, o jogador é transportado ao controle do bad boy ao estilo de GTA V.

Quanto ao gameplay: tudo que temos é a clássica jogabilidade de GTA Vice City, mas com menus em português brasileiro. Ou seja, a dica é ficar longe da água, pois o personagem que serve de base para o game, Tommy Vercetti, não sabe nadar.

Sem missões para serem feitas, o jogador pode explorar o mapa com os protagonistas, cometer crimes e dar rolês na icônica cidade, podendo utilizar códigos para ganhar armas e dinheiro. No fim das contas, o mod é uma piada que ganhou vida e que acaba cumprindo seu principal propósito: mostrar que o jogo tem muito potencial para mods.

O download do conteúdo vale a pena apeanas se você quer fazer algum vídeo "jogando GTA 6" ou é entusiasta por mods. Do contrário, a brincadeira serve mais como uma prova da força da comunidade de mods do Brasil. 

De acordo com Pedro Petri, como o mod é bastante simples, esse tipo de trabalho pode ser feito em cerca de um dia por um desenvolvedor já ligado nas ferramentas dos jogos da Rockstar. E esse é justamente o caso dele: o agricultor cria mods de Grand Theft Auto há cerca de 12 anos, desde quando tudo na cena “era mato”.

Falando ao Voxel, o desenvolvedor disse que ficou bastante tempo afastado desse hobby. No entanto, ele retornou em 2021 e agora trabalha com a equipe Generations Moddings, responsável por projetos como o GTA Brasil e San Andreas Definitive Edition, disponíveis de graça no Mix Mods.

GTA BrasilGTA Brasil, mod de Grand Theft Auto San Andreas.

Segundo Petri, o projeto não tem fins lucrativos e visa apenas incentivar a modificação de jogos e manter títulos antigos vivos. Por causa disso, o GTA 6 criado por ele não será comercializado em camelôs ou pela web. “Mods são um hobbie, um passatempo. Não vejo como um auxílio de renda”, explica o desenvolvedor.

“Minha ideia era nem postar o mod. Eu fiz mais porque gosto de criar modificações para o PS2”, conta o desenvolvedor. “Mas com o lançamento do trailer, tive a ideia de colocar a mesma intro e usar as artes e logo. Aproveitando o hype e o meme, acabei tudo na mesma noite do lançamento do trailer.“

A correria para fechar o mod após o lançamento do trailer de GTA 6 deu um bom resultado. Segundo Petri, a repercussão do conteúdo superou as expectativas, com muitos jogadores baixando e testando a brincadeira. 

Apesar de ser uma brincadeira simples e feita como meme, o “lançamento de GTA 6 no PS2” mostra a força da comunidade brasileira de mods. Projetos como esse são apenas a ponta do iceberg para um mundo que também envolve ambições maiores, como uma iniciativa de fãs que dublou GTA San Andreas por completo.

Se os modders brasileiros já conseguem criar conteúdo com apenas um trailer de GTA 6, fica até difícil imaginar as possibilidades quando o jogo completo estiver disponível no PC , algo que só deve acontecer depois de 2025.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também