Anatel promete sistema de bloqueios de chamadas falsas para outubro
Tecmundo
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está preparando o lançamento de um novo recurso para o público brasileiro em outubro de 2024. A novidade é a plataforma que identifica se as ligações telefônicas que você recebe foram feitas por robôs, possíveis golpistas ou são legítimas.
O superintendente de controle de obrigações do órgão, Gustavo Borges, foi quem confirmou o novo prazo. Segundo o site Mobile Time, a Anatel agora espera uma adoção massiva por parte das maiores fabricantes de smartphones do país, que precisam colaborar com as operadoras para o bom funcionamento do serviço.
Anteriormente chamada de STIR/SHAKEN, a tecnologia agora foi rebatizada como Origem Verificada para facilitar a compreensão por parte do público e a divulgação de novidades. Em outubro de 2023, quando já funcionava em caráter experimental, a Anatel bloqueou quase 600 empresas e cerca de 88,4 bilhões de chamadas ao identificar que elas eram feitas por robôs.
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No Origem Verificada, o consumidor consegue saber na tela do celular se o número que está ligando é confiável. Isso será mostrado a partir de um selo que indica a segurança da ligação, a origem dela e dados da empresa do outro lado da linha.
A ideia do serviço é também reduzir as chances de você cair nos golpes do estilo "falsa central de atendimento" , muito usados para fraudes bancárias.
Mais mudanças na Anatel
A agência confirmou também que vai ampliar outro recurso que tenta reduzir as chamadas indesejadas no telefone. Os números de começo 0303 , destinados para empresas ou organizações que oferecem serviços, terão regras mais rígidas de uso a partir do começo de 2025.
Lançado há dois anos, o programa de identificação de telemarketing via 0303 teve uma adoção considerada baixa pela Anatel . Originalmente, ele só era voltado para empreendimentos de vendas.
A partir do novo prazo, todas as "empresas ou entidades responsáveis por grandes volumes de chamadas" terão que adotar o número para que o consumidor saiba do que se trata a chamada. Na prática, companhias que realizam mais de 10 mil chamadas diárias se enquadram na categoria e precisam da regularização.