Android 15 terá proteção contra vazamento de dados em transmissões de tela
Tecmundo
O Android 15 terá um mecanismo nativo para ocultar aplicativos com informações sensíveis durante a transmissão de tela. O veículo Android Police descobriu uma função nativa oculta dentro da primeira versão Beta do sistema operacional do Google que, se habilitada, esconde conteúdo potencialmente sensível ao compartilhar a tela.
De acordo com o site, o nome da função é "Proteção para conteúdo sensível". A ferramenta seria uma solução nativa, integrada ao sistema, que aplicaria uma espécie de "censura" sobre aplicativos e notificações que possam conter informações sensíveis — apps de banco, mensageiros e redes sociais, por exemplo.
A novidade serviria para evitar receber mensagens inapropriadas do namorado/namorada em momentos em que você está transmitindo a tela do seu celular em uma reunião, por exemplo.
Neste sentido, a solução permitiria que aplicativos barrassem a transmissão de conteúdo, mas sem interferência do usuário. Assim, desenvolvedores poderiam implementar a barreira e proteger seus usuários de exposições acidentais.
Dentro do menu de Opções para Desenvolvedor, o Android Police também encontrou uma opção chamada "Disable screen share protections" ("Desativar proteções de transmissão de tela", em tradução livre). Além da ferramenta ser atrelada ao recurso nativo, a existência dela sugere que a censura de conteúdo será ativada por padrão em celulares com Android 15.
Em desenvolvimento
Por enquanto, as funções não funcionam como os nomes sugerem e, se o recurso realmente for implementado, mais indícios da ferramenta devem aparecer nas próximas atualizações.
É importante ressaltar que é uma função em desenvolvimento, então ela pode nem mesmo sair da fase de testes no Android 15. Em períodos de testes, o Google costuma implementar funções que planeja lançar na plataforma, mas sem ter o compromisso de lançá-la no próximo update.