TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Após banimento nos EUA, Google remove Kaspersky da Play Store no Brasil
Tecnologia

Após banimento nos EUA, Google remove Kaspersky da Play Store no Brasil

publisherLogo
Tecmundo
07/10/2024 12h45
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16366204/original/open-uri20241007-18-1osq6z7?1728305361
©Kaspersky/Divulgação
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Os aplicativos da Kaspersky não estão disponíveis na loja oficial do Android em vários países, incluindo o Brasil, conforme destacou o BleepingComputer na última sexta-feira (4). A indisponibilidade na Play Store acontece em meio ao banimento da empresa de cibersegurança nos Estados Unidos.

Alegando “riscos à segurança nacional”, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos determinou a proibição dos softwares da companhia sediada na Rússia em todo o país. Segundo as autoridades locais, há a suspeita de coleta de dados pelos programas da Kaspersky, supostamente facilitando a espionagem dos usuários.

Os apps da Kaspersky também ficaram indisponíveis na Play Store brasileira. (Imagem: Google Play Store/Reprodução)

Como o banimento foi aplicado somente nos EUA, os apps deveriam estar indisponíveis apenas por lá. Mas de acordo com a publicação, o Google removeu os apps da marca em outras localidades, além de ter desativado as contas dos desenvolvedores da empresa russa.

Pesquisando na Play Store do Brasil, o TecMundo não encontrou nenhum app da Kaspersky, com a loja apresentando apenas programas similares de outras marcas. A situação é diferente na App Store, já que os apps de antivírus, VPN e outros serviços da empresa continuam disponíveis para download no iOS.

Caso em investigação

Em um fórum oficial, a empresa russa afirmou estar ciente do problema e disse que investiga as causas da remoção de seus apps da Play Store. Ela também comentou que busca uma solução junto ao Google para garantir a disponibilidade dos seus serviços aos usuários do Android.

A Kaspersky sugeriu aos usuários do sistema operacional da gigante das buscas que instalem os apps a partir de fontes alternativas, como a Galaxy Store para dispositivos da Samsung, a Xiaomi GetApps e a Huawei AppGalery. Há, ainda, as versões APK dos programas no site oficial da marca.

O Google confirmou à reportagem que o banimento dos apps da Kaspersky na Play Store teve como motivação as restrições impostas pelo governo dos EUA, mas não comentou sobre o bloqueio em outros países.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também