App e-Título está entre os mais baixados do Android e iOS
Tecmundo
Alternativa para utilizar no dia da votação, substituindo o documento físico, o e-Título está entre os aplicativos mais baixados nas lojas oficiais do Android e do iOS, de acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no domingo (25). Somente na última semana, o app ganhou mais de 2,5 milhões de novos usuários ativos.
Considerando os registros feitos desde o início de 2022, a plataforma teve mais de 13 milhões de ativações nos últimos meses. No total, aproximadamente 30 milhões de eleitores no Brasil e no exterior já ativaram o app e poderão utilizá-lo no pleito do próximo domingo (2) .
Lançada em 2018, a versão digital do título de eleitor é oferecida gratuitamente. Além de substituir a versão convencional do documento em papel, o app conta com uma série de outros serviços, facilitando a vida de quem vai votar.
O e-Título oferece acesso a vários serviços online para os eleitores.
Dentro do ap app e-Título é possível consultar o local de votação , emitir a certidão de quitação eleitoral, se cadastrar como mesário voluntário, realizar justificativa de ausência ao pleito e muito mais. O software também ganhou novas funções, trazendo informações sobre o funcionamento da urna eletrônica e para evitar a disseminação de fake news eleitorais.
O aplicativo e-Título está disponível para download na Google Play Store (Android) e na App Store (iOS). Após baixar e instalar o programa, você deve inserir os dados cadastrados junto à Justiça Eleitoral, como nome, data de nascimento, CPF e filiação, além de responder às perguntas para confirmar sua identidade.
Em seguida, basta criar uma senha para ter acesso ao título de eleitor digital, lembrando que é importante baixar o software com antecedência. Segundo o TSE, a emissão do e-Título estará suspensa no dia 2 de outubro , data do primeiro turno das Eleições 2022, voltando a ser liberada apenas no dia 3.