Home
Tecnologia
Apple, Pixar, Nvidia e mais empresas criam aliança que padroniza conteúdos 3D
Tecnologia

Apple, Pixar, Nvidia e mais empresas criam aliança que padroniza conteúdos 3D

publisherLogo
Tecmundo
01/08/2023 19h05
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15688621/original/open-uri20230801-18-1et81fo?1690927754
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma nova aliança envolvendo grandes companhias do setor de tecnologia e entretenimento pretende estabelecer padrões e colaborar no desenvolvimento de conteúdos em 3D.

O consórcio foi batizado de OpenUSD e é formado por Apple, Pixar, Adobe, Nvidia e Autodesk, além de um braço da Linux Foundation, a Joint Development Foundation (JDF).

A aliança agora vai trabalhar para escrever especificações de uso da Universal Scene Description (USD) e fomentar a compatibilidade e adoção desses padrões entre as aliadas e outras companhias interessadas em participar. Novos detalhes serão divulgados no próximo domingo (6), durante um painel sobre o consórcio no evento Open Source Days 2023 .

A ideia original do projeto OpenUSD é "promover padronização, desenvolvimento, evolução e crescimento" da USD, uma tecnologia criada pela Pixar que serve como framework para geração de gráficos 3D e desde 2016 é compartilhada em código aberto. 

A logo da fundação.A logo da fundação.

Com essa plataforma, estúdios de animação, jogos e efeitos visuais conseguem criar, editar e compartilhar projetos inteiros de diferentes tamanhos, compartilhando ferramentas, ambientes e criações inteiras entre outras empresas e até de diferentes indústrias. 

O metaverso, por exemplo, pode ser beneficiar bastante desse tipo de parceria no estabelecimento de ferramentas em comum que ampliem a oferta de ambientes de interatividade.

A Pixar já utiliza há anos a ferramenta no desenvolvimento de suas animações e agora quer ajudar desenvolvedores, ilustradores e designers a usarem essas ferramentas

No comunicado à imprensa sobre a criação da aliança, a Adobe celebra a parceria por "alavancar uma forma de representação de dados em 3D em comum durante o processo criativo". Já a Apple vê benefícios para a próxima geração de conteúdos de Realidade Aumentada (AR) — setor em que ela está diretamente envolvida pela chegada do seu próprio headset de realidade mista , o Vision Pro.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também