Apple pode trocar Siri por nova assistente baseado em IA generativa
Tecmundo
Apesar de ter sido recentemente reformulada, a Siri pode em breve ser substituída ao menos em alguns produtos da Apple. De acordo com rumores, a empresa já trabalha em uma nova e reformulada interface para interação com usuários.
Segundo o colunista Mark Gurman, da Bloomberg, a Maçã "está trabalhando em outra interface com aparência humana" e dotada de maior personalidade. A novidade é que ela seria baseada em inteligência artificial (IA) generativa desde a base — ao contrário da Siri, que nasceu com uma proposta mais simples e está ganhando novos recursos.
A estreia da nova assistente pessoal até já estaria definida. Ela aconteceria no futuro robô doméstico da marca, que já é desenvolvimento internamente e pode ser lançado até 2027.
Formado por um iPad como tela, um braço robótico e um corpo fixo, o dispositivo possivelmente atuará como um rival mais completo do Echo Show, da Amazon, com vários recursos para auxiliar o usuário ao longo do dia.
Apple e IA
A reformulação da Siri é uma das novidades da Apple Intelligence, plataforma de IA para dispositivos da marca. Os primeiros recursos devem estrear com a atualização iOS 18 e a previsão de lançamento das ferramentas é para o final de 2024.
As funções turbinadas de IA da Siri são possíveis graças ao desenvolvimento de ferramentas da própria marca e parcerias com outras empresas — caso da OpenAI, a responsável pelo ChatGPT.
A IA da Apple é treinada com dados pessoais, mas isso é feito de forma privada e apenas no dispositivo, sem enviar os dados a servidores. Entre as novidades da Siri, ela pode criar tarefas sozinhas com base em informações de outros apps e responder questionamentos com maior precisão.
Até agora, a companhia não confirmou oficialmente a existência do novo robô doméstico e nem o desenvolvimento de uma eventual substituta da Siri.