Aranhaverso 2: Homem-Aranha 2099 é um vampiro? Entenda
Tecmundo
Homem-Aranha Através do Aranhaverso estreou recentemente e tem deixado tanto o público como a crítica especializada muito satisfeitos graças a sua linda animação e história empolgante. Entre os elementos da narrativa, um fator que chamou bastante atenção foi o Homem-Aranha 2099 e a possibilidade de que Miguel O'Hara seja um vampiro.
Afinal, o personagem antagonista de Aranhaverso 2 é um vampiro? Naturalmente esse texto trará alguns spoilers sobre o filme e o personagem, então prossiga com a leitura por sua conta e risco!
A questão do vampirismo de Miguel O'hara ganha força em tela quando a própria Gwen Stacy fala sobre o assunto. Ao encontrar Miles Morales, Spider-Gwen descreve o Homem-Aranha 2099 como um "ninja vampiro", mas que é gente boa. Confira no trecho a seguir:
O assunto também volta à tona em outra cena do filme. Quando Spider-Gwen e Miguel estão lutando contra Abutre. Em um momento da luta, é possível ver o Homem-Aranha 2099 mostrando suas presas para morder o vilão, mas ele acaba não obtendo sucesso.
Apesar de ter mesmo garras e presas, Miguel simplesmente não possui outros traços comumente associados a vampirismo. Na verdade, ele só possui dentes afiados como resultado do acidente genético que misturou o seu DNA com o de uma aranha, dando a ele garras e presas com um veneno paralisante. Com isso, ele chega a tentar morder o abutre, mas não era para sugar o seu sangue, sendo apenas uma tática para nocautear o vilão.
Apesar das presas e garras, Miguel O'hara não é um vampiro e não consome sangue.
Vale apontar que até mesmo nas HQs do Homem-Aranha 2099 não há histórias sobre Miguel tornar-se um vampiro. O que é verdade é que os quadrinhos embasam uma personalidade mais sóbria e diferentona, já que no seu mundo a Alchemax é uma corporação gigantesca e corrupta que explora o seu trabalho e até o vicia em drogas intencionalmente.
Em um experimento para tentar escapar do vício e resgatar o seu velho DNA, Miguel acaba combinando o seu código genético com o de uma aranha e, com isso, nascem as já citadas presas e garras de aranha. Só que a Gwen Stacy provavelmente não sabe de nada disso e, por esse motivo, teoriza que Miguel seja um vampiro, mas a afirmação não procede. Ele é apenas um Homem-Aranha mais sombrio que o habitual, nada mais.