Atualização do Windows 11 causa travamentos em PCs com GPU AMD
Tecmundo
A atualização de setembro do Windows 11 está causando problemas com drivers da AMD. Usuários afirmaram nas redes sociais que estão sofrendo com muito mais travamentos após instalar o update.
Segundo os relatos, o problema parece estar na versão KB5030310 do Windows 11, o pacote que introduz as novidades do Windows Copilot , Explorador de Arquivos e outras novidades com IA. Aparentemente, afeta somente GPUs AMD.
Além de travamentos inesperados, a atualização também teria aumentado a frequência de congelamentos dentro de jogos e até a produção de um ruído desconfortável.
Em vários casos, o sistema reconfigura a placa de vídeo para as opções padrão para se recuperar do problema.
A comunidade experimentou várias possíveis soluções, como a limpeza de versões anteriores de drivers, reinstalar o driver e até desinstalar a atualização, mas nada resolveu. A única alternativa que funcionou foi reverter a máquina para um ponto de alguns dias antes do update.
Num fórum da AMD, um usuário disse acreditar que o problema está numa incompatibilidade do Windows Copilot e o driver 23.9.3 da AMD. Uma solução possível, ao menos para resolver evitar que a GPU seja reconfigurada para os padrões de fábrica, seria desabilitar a IA.
Para isso, porém, é necessário ter a ferramenta ViveTool instalada no computador. Trata-se de uma ferramenta capaz de acessar funções ocultas do sistema .
Para desabilitar o Windows Copilot, você deve abrir o ViveTool e entrar com o seguinte código no terminal:
./vivetool /disable /id:44774629,44776738,44850061,42105254,41655236
Isso deve desativar o assistente com IA do Windows ao menos temporariamente. É óbvio que, ao fazer o processo, todas as funções atreladas ao bot não estarão disponíveis.
O update de setembro também causa uma variedade de problemas nos usuários em geral. O pacote pode gerar travamentos do sistema, lentidão no Explorador de Arquivos e outros bugs relacionados ao Copilot.