Aurora Boreal: veja como assistir o fenômeno das 'luzes no céu' em tempo real
Tecmundo
Considerada um dos fenômenos mais belos da natureza, a aurora boreal e austral se caracteriza pela formação de luzes coloridas no céu, resultando em um espetáculo impressionante. A sua formação tem relação com a interação entre os ventos solares e o campo magnético da Terra .
Quando visível em regiões do hemisfério norte, como nos países escandinavos e no Canadá, ela é chamada de boreal. Já nas áreas do hemisfério sul, ficou conhecida como austral — Nova Zelândia, Austrália e Patagônia são alguns dos lugares para ver o espetáculo nesta porção do planeta.
Quem mora no Brasil precisa viajar se quiser observar de perto o fenômeno influenciado pelo clima espacial . Mas a boa notícia é que podemos contar com uma ajuda da tecnologia para observar este fenômeno sem sair de casa.
Algumas câmeras instaladas estrategicamente em diversas localidades, permitem vislumbrar a aurora boreal online de lugares em que infelizmente, o espetáculo das 'luzes no céu', não ocorre.
Então pode preparar o cobertor e chocolate quente, porque o TecMundo selecionou os melhores canais do YouTube para ver assistir a fenômeno ao vivo e de graça, confira a seguir!
Especializada na organização de passeios que levam turistas para ver o espetáculo de luzes no céu da Finlândia, a Aurora Service Tours compartilha imagens em tempo real do fenômeno em seu canal no YouTube.
A câmera está instalada na cidade de Utsjoki, localizada no extremo norte do continente europeu. As imagens, disponibilizadas ao vivo, mostram a aurora boreal na região da Lapônia, também conhecida como a terra do Papai Noel.
A cidade de Banff, no Canadá, é outro destino bastante procurado pelas pessoas interessadas em ver as “luzes do norte”, como o evento também costuma ser chamado. Mas se você não pode ir até lá, existe a possibilidade de ver a transmissão ao vivo pela webcam do Sunshine Village Ski & Snowboard Resort.
Nos períodos de maior atividade dos ventos solares, o céu da região ganha cores incríveis. Basta prestar atenção às imagens fornecidas pela estação de esqui, que mostram o fenômeno após o por do Sol.
Os apaixonados pelas luzes coloridas no céu têm em Fairbanks, no Alasca (Estados Unidos), outro ponto de observação muito requisitado. Por lá, a maior incidência ocorre entre o outono e o inverno, ou seja, de setembro a março, com as câmeras da Universidade do Alasca oferecendo um pouco da vista privilegiada para os internautas.
A Noruega também está entre as melhores opções de países para ver as auroras boreais. Fique de olho nas imagens em 4K das webcams do Lyngen North, um hotel com iglus de vidro no meio da paisagem congelada de Spakenes, que trazem um visual deslumbrante do fenômeno.
Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais dicas como essa aqui no TecMundo e aproveite para descobrir também como é o pôr do sol em outros planetas .