Baldur’s Gate 3: 5 coisas para saber antes de comprar e jogar
Tecmundo
Baldur's Gate 3 chegou explodindo e já é um dos jogos mais comentados de 2023 . O tão esperado RPG da Larian Studios é inspirado no clássico Dungeons & Dragons, e já prometia há anos que seria o jogo mais ambicioso da desenvolvedora.
O jogo teve seu lançamento adiantado no dia 3 de agosto com a versão completa de PC, enquanto a versão de PS5 só chega no dia 6 de setembro. Até o momento, a Larian está trabalhando na otimização para Xbox Series X/S .
O título tem duas edições, Standard e Digital Deluxe . No PC, a versão padrão está custando R$ 199, enquanto o preço no PS5 é de R$ 340,90. Ficou a dúvida se vale a pena pegar agora ou esperar o lançamento completo?
Com o impacto positivo dos fãs nas redes sociais e dos críticos cravando 97 no Metacritic, até o momento desta publicação , o jogo chega com um saldo positivo. Os elogios apontam que o título que está rodando bem e não está quebrado, podendo até disputar um prêmio de jogo do ano (GOTY) ao lado de Zelda: Tears of the Kingdom .
Com tanta coisa boa desse jogo, trago abaixo 5 informações importantes para ficar ligado antes de comprar o jogo. Confira!
Quem ficou interessado no jogo e está na hype de que ele seja recheado de ação com wombo combos para o seu personagem, numa aventura épica pelo universo D&D, pode tirar o cavalinho da chuva. Afinal, Baldur’s Gate 3 faz parte do gênero de RPG Eletrônico ou “cRPG”.
Então, para quem não é familiar com o termo, pode esperar um jogo menos dinâmico, com muitos diálogos, escolhas ao longo da história e ritmo mais lento.
Few mortals ever glimpse what you are about to see…
A never-seen-before look at Baldur’s Gate 3 and the adventure that awaits you in Faerûn.
Baldur’s Gate 3 launches August 3rd for PC and September 6th for PS5. https://t.co/O94rpwHU70 pic.twitter.com/QZv81AUHHk
Inspirado pela série Divinity, franquia de 2002 também desenvolvida pela Larian, você pode criar um personagem baseado em histórias pré-estabelecidas ou sua própria história, totalmente customizável.
O jogo se baseia na quinta edição do conjunto de regras de Dungeons & Dragons. Esse sistema originado dos RPGs de mesa traz ao jogo mecânicas, classes, habilidades, feitiços, magias e ações que nós conhecemos no jogo.
Ao todo, Baldur's Gate 3 conta com 12 Classes e 46 sub-classes (como humano, elfo, anão, drow, orc, dragonborn etc). Além de 600 feitiços e ações disponíveis, trazendo uma série de variedades ao gameplay.
O jogador controla o protagonista e um grupo de aventureiros durante a sua exploração no mundo aberto, onde pode resolver enigmas, coletar itens e interagir com outros personagens, seja sozinho ou no multiplayer online . É possível até mesmo participar de romances com outros personagens .
conteúdo web|
O combate é híbrido, com movimentos em tempo real durante a ação, mas deixando o player livre para se mover fora dele. E isso já é uma surpresa aos fãs de carteirinha de Baldur’s Gate, já que as edições anteriores dos anos 90 tinham um combate mais caótico e em tempo real, com as ações decididas na hora.
Baldur's Gate II: Shadows of Amne e sua versão remasterizada, Baldur’s Gate: Enhanced Edition, ainda ocupam um lugar especial nos corações daqueles que passaram boa parte da adolescência jogando. O jogo é considerado como uma parte importante da história dos videogames, e é reconhecido como um marco na evolução dos RPGs eletrônicos.
conteúdo web|
Lançado originalmente em 2000 pela BioWare, o jogo trouxe na época um avanço na tecnologia com um sistema com livre arbítrio, um combate desafiador e a influência do universo D&D. Fazendo do gênero, aliado a uma história impecável e mecânicas interessantes, uma experiência única que transcende até hoje quando o assunto é cRPG.
E não é um requisito compreender a trama de BG3 antes de jogar, já que a história do game se passa 100 anos depois dos eventos retratados nos antecessores. Onde o mundo e o cenário passaram por grandes transformações ao longo desse período.
Apesar disso, o jogo foi desenvolvido com a intenção de ser acessível e envolvente para todos os jogadores, sem se sentirem perdidos ou deslocados.
A história do jogo se passa na era dos “Reinos Esquecidos”. O jogador e seus companheiros são infectados por parasitas dos Devoradores de Mentes, raça inimiga clássica de D&D com poderes psíquicos e aparência de polvo que consome e controla o cérebro das pessoas.
O personagem é tão presente na cultura pop que atingiu até outras franquias, como o nome do vilão principal da segunda temporada de Stranger Things. Ao perceber que o parasita, por algum motivo, não o transformou em um desses monstros, o jogador ganha tempo para removê-lo e nota que começou a adquirir poderes estranhos.
conteúdo web|
Tudo isso enquanto existem druidas e tieflings brigando durante uma invasão de goblins, problemas políticos envolvendo o Duque Ulder Ravengard colocam a jogatina em risco, dentre outros desafios.
A Larian Studios não entrou em detalhes e guarda segredo sobre a história dos dois atos seguintes, que serão disponibilizados após o lançamento oficial do game.
O jogo pode levar de 75 a 100 horas para ser finalizado, podendo dobrar esse tempo se realizar todas as missões secundárias, ou até meses, se quiser rushar e zerar todo o jogo. O jogo está legendado em português do Brasil, e possui mais de 2 milhões de palavras, três vezes mais diálogos do que a trilogia “O Senhor dos Anéis”, segundo a desenvolvedora.
Além disso, já foi confirmado que o jogo contém 174 horas de cinemáticas, o equivalente a mais do que o dobro de todas as temporadas de Game of Thrones juntas.
Conforme a empresa, o jogo chegará a 60 FPS no PlayStation 5, o que deixa um patamar gigantesco. No Twitter, Xalavier Nelson Jr., desenvolvedor da Strange Scaffold Studios, disse que o título deve “ser considerado uma anomalia e, se as outras desenvolvedoras não tiverem acesso a bons recursos financeiros, podem falir por tentar produzir um projeto semelhante”, avalia.
Like a lot of people, I'm deeply excited about what the lovely folks at Larian accomplished with Baldur's Gate 3, but I want to gently, pre-emptively push back against players taking that excitement and using it to apply criticism or a "raised standard" to RPGs going forward
1/10
Com tantas informações sobre esse grande RPG, você deve estar se perguntando: meu PC roda Baldur's Gate 3? Com o lançamento da versão oficial do jogo, agora temos os requisitos mínimos e recomendados do game na Steam.
Mesmo sendo um game vasto e cheio de possibilidades, Baldur's Gate 3 não é tão exigente no PC. O game precisa de apenas 8 GB de RAM e uma GTX 970 para rodar nas especificações mínimas, por exemplo. No entanto, a dica é ter um armazenamento potente: a Larian recomenda o uso de um SSD e pelo menos 150 GB de espaço disponível para instalação.
Confira os requisitos mínimos e recomendados do game completos na listagem abaixo, retirada do Steam:
Eaí, qual classe você escolherá? Esperamos que esta lista te ajude a se situar melhor nesse universo, comente nas redes sociais de Voxel se está jogando e como está sua hype!
Texto produzido por Amanda Fleure , via Nexperts.