Bezos e atual CEO terão que testemunhar em processo contra a Amazon
Tecmundo
O fundador e ex CEO da Amazon, Jeff Bezos, foi convocado a prestar depoimento ao lado do atual chefe executivo da empresa, Andy Jassy. Ambos terão que responder questionamentos da Federal Trade Comission (FTC), o órgão regulador do comércio nos Estados Unidos.
A investigação da FTC envolve denúncias de que a Amazon engana consumidores e leva pessoas a assinarem os serviços da marca a partir de uma oferta confusa — e que coloca os membros em contato com diversas plataformas muitas vezes não solicitadas de streaming e benefícios. O caso original data de março de 2021, quando o pacote de benefícios e assinaturas Amazon Prime começou a ser avaliado pela instituição.
Segundo o texto original da FTC, a empresa "automaticamente cadastra consumidores no programa sem o consentimento deles" e utiliza "práticas de aquisição e retenção de clientes" que podem ser consideradas confusas. A própria empresa teria detectado essas práticas em um relatório interno obtido pelo site Business Insider.
A Amazon tentou retirar os pedidos de convocação para ambos os executivos, alegando que outros gerentes de hierarquia mais baixa poderiam responder melhor aos questionamentos — eles teriam respostas mais específicas pelo contato direto.
Por enquanto, não há uma data para que Bezos (que deixou o cargo só depois que as investigações começaram, em julho do ano passado) e Jassy testemunhem. Apesar de discordar do novo pedido, a companhia afirmou em comunicado que está cooperando com as investigações, até fornecendo "centenas de páginas de documentos".