TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Bill Gates investe em startup que reduz metano no arroto de vacas
Tecnologia

Bill Gates investe em startup que reduz metano no arroto de vacas

publisherLogo
Tecmundo
28/01/2023 11h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15399403/original/open-uri20230128-18-1yk4fyy?1674903802
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O bilionário Bill Gates participou na segunda-feira (23) de uma rodada de investimento – através de sua empresa Breakthrough Energy Ventures (BEV) – que destinou US$ 12 milhões (R$ 62 milhões) a uma startup australiana que está desenvolvendo um novo tipo de ração sustentável para o gado.

O produto desenvolvido pela Rumin8, com sede em Perth na Austrália, é uma ração à base de algas marinhas cujo objetivo é reduzir as emissões de metano do gado, leia-se arrotos e peidos. Subproduto do processo de digestão bovina, o hidrocarboneto incolor é o gás de efeito estufa mais comum depois do dióxido de carbono.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, embora menos presente na atmosfera, o metano é 25 vezes mais potente do que o dióxido de carbono quando se trata de retenção de calor na atmosfera. Por ser responsável por cerca de 15% das emissões de gases de efeito estufa do planeta, a pecuária está buscando soluções para criar os animais de forma mais sustentável.

Fonte: Rumin8/Divulgação.Fonte: Rumin8/Divulgação.

De acordo com o líder de negócios do Comitê de Investimentos da BEV, Carmichael Roberts, “A demanda por proteína sustentável nunca foi tão aparente, e é por isso que a BEV está profundamente interessada em reduzir as emissões de metano da carne bovina e dos laticínios”.

O próprio Gates também se mostrou entusiasmado durante uma entrevista online "Pergunte-me Qualquer Coisa" do Reddit. Lembrando que existem atualmente empresas cultivando carne em laboratório e outras trabalhando para usar vacas com redução das emissões de metano, o bilionário disse que, embora com participação ainda tímida, esses produtos serão muito bons no futuro.

Em um esforço para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor agropecuário, o ministro do Meio Ambiente da Nova Zelândia está propondo taxar os arrotos do gado a partir de 2025.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também