Home
Tecnologia
Black Mirror: criador da série usou ChatGPT para escrever episódio
Tecnologia

Black Mirror: criador da série usou ChatGPT para escrever episódio

publisherLogo
Tecmundo
08/06/2023 16h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15595814/original/open-uri20230608-18-1xf32sv?1686251247
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Existe algo mais Black Mirror do que o próprio criador da série utilizar um chatbot de Inteligência Artificial (IA) para escrever um dos episódios da obra? Pois é, isso aconteceu! Charlie Brooker, idealizador do seriado de ficção científica da Netflix, revelou, durante uma entrevista à revista Empire, que tentou utilizar o ChatGPT, ferramenta da OpenAI, para criar um dos capítulos da vindoura 6ª temporada da produção. Porém, o resultado foi uma "mer**", segundo ele. 

Como temos acompanhado, a área de Inteligência Artificial vem avançando rapidamente e, com isso, tem tirado alguns trabalhadores do mercado, que têm sido substituídos por recursos automatizados. Contudo, parece que Brooker não perderá sua função tão rapidamente, uma vez que o ChatGPT, de acordo com ele, não foi capaz de conceber um episódio original de Black Mirror propriamente. 

"Eu brinquei um pouco com o ChatGPT. A primeira coisa que eu fiz foi digitar 'gere um episódio de Black Mirror' e ele trouxe algo que, a princípio, parecia plausível, mas que, à segunda vista, é uma mer**", afirmou o roteirista. "Porque tudo o que ele [ChatGPT ] fez foi absorver as sinopses dos outros episódios de Black Mirror e meio que misturar todos elas. Então, se você observar bem, você pensa 'oh, não há nada de original aqui', completou.  

Contudo, apesar de não ter conseguido dar vida a um episódio original de Black Mirror, o ChatGPT apontou vários clichês da série. O comportamento da IA ajudou Brooker a entender certos pontos de sua escrita que precisam melhorar. 

"Eu estava consciente de que escrevi muitos episódios em que as pessoas dizem 'oh, eu estava dentro de um computador o tempo todo!'. Então eu pensei, 'vou apenas abandonar o senso que tenho sobre o que é um episódio de Black Mirror'. Não há sentido de fazer uma antologia se você não é capaz de quebrar suas próprias regras. Foi um copo de água gelada na cara", explicou Brooker.

A 6ª temporada de Black Mirror estreia na Netflix em 15 de junho e terá seis episódios. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também