Home
Tecnologia
Cães podem sentir o cheiro do seu estresse, diz estudo
Tecnologia

Cães podem sentir o cheiro do seu estresse, diz estudo

publisherLogo
Tecmundo
13/10/2022 18h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15245689/original/open-uri20221013-17-14mrlpq?1665695115
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Pesquisadores da Queen's University Belfast, da Irlanda do Norte, descobriram que cães conseguem identificar o cheiro do estresse através do suor e da respiração. O estudo foi publicado na revista científica Plos One.

Talvez a sensação que você tem de que seu cão é o ser que mais te entende no mundo esteja correta. De acordo com os pesquisadores, os cães são capazes de identificar sinais de estresse, mesmo em pessoas desconhecidas, utilizando apenas o faro.

Através de amostras de respiração e suor, os animais foram capazes de identificar quem estava em situação de estresse.Através de amostras de respiração e suor, os animais foram capazes de identificar quem estava em situação de estresse.

Os pesquisadores explicam que quando os animais, inclusive humanos, são colocados em situação de estresse, vários hormônios são despejados nos nossos sistemas. Essa mudança gera a liberação de sinais químicos, e os cães do estudo foram capazes de reconhecer as diferenças entre um estado relaxado e um estado de estresse. 

O estudo utilizou quatro cães, que foram treinados para reconhecer "o cheiro do estresse", e 36 humanos, que realizaram um teste de matemática, que os colocou nessa situação. 

Os participantes humanos tiveram amostras de suor, e das gotículas expelidas durante a respiração, coletadas antes e depois da realização do teste. E então, as amostras foram apresentadas aos cães. 

Na foto, os quatro cães participantes da pesquisa, e o aparato com as amostras.Na foto, os quatro cães participantes da pesquisa, e o aparato com as amostras.

Em 720 tentativas, os cães obtiveram aproximadamente 94% de acerto. Uma taxa muito alta e bastante satisfatória. 

Esse estudo abre uma nova oportunidade para o treinamento de cães de serviço, que são animais que servem como acompanhantes para pessoas que tenham deficiência visual, epilepsia, entre outras necessidades, como apoio psicológico. 

Além disso, disso novos horizontes se abrem para a compreensão sobre a importância do faro desses animais, e como eles o utilizam para reconhecer as pessoas, e o mundo que está a sua volta. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também