Home
Tecnologia
Call of Duty: como usar DLSS e Nvidia Reflex em Modern Warfare 3
Tecnologia

Call of Duty: como usar DLSS e Nvidia Reflex em Modern Warfare 3

publisherLogo
Tecmundo
12/11/2023 15h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15875690/original/open-uri20231112-57-wbapm2?1699801228
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

As tecnologias de otimização de desempenho da Nvidia estão presentes em Call of Duty: Modern Warfare III desde o lançamento. Desde o primeiro dia de acesso antecipado, donos de placas Nvidia RTX podem aproveitar a ferramenta de upscaling com inteligência artificial, mas será que realmente faz diferença?

A resposta é bem curta: sim. A implementação do Deep Learning Super Sampling (DLSS) da Nvidia em CoD: MW3 traz ganhos expressivos em desempenho. Segundo a própria Nvidia, a ferramenta pode quase dobrar o número de quadros obtidos na renderização nativa.

DLSS 3 é a versão mais recente da tecnologia de upscaling com IA da Nvidia . A solução é exclusiva para placas da série RTX 40 e é uma combinação entre os recursos de super resolução e a geração de quadros com inteligência artificial.

Nesta nova versão, a Nvidia inaugurou o Acelerador Óptico de Fluxo e a geração de múltiplos quadros a partir de um. Essas duas novas tecnologias trabalham em conjunto para aumentar a geração de quadros, capturando detalhes sobre a imagem e tentando "prever" onde estarão os pixels no próximo.

Porém, esse processamento robusto só acontece graças aos núcleos Tensor das placas RTX 4000 . Esse componente consegue criar até sete novos frames a partir de um quadro redimensionado, mas sem depender de outros recursos do sistema.

Em dados de benchmark fornecidos pela Nvidia, o incremento na quantidade de quadros com DLSS 3 é significativo. Abaixo, confira a média de quadros gerados por segundo com e sem a tecnologia em Call of Duty Modern Warfare 3. 

O Nvidia DLSS 3 quase dobra a média de quadros por segundo gerados pelas placas RTX 40.O Nvidia DLSS 3 quase dobra a média de quadros por segundo gerados pelas placas RTX 40.

Os ganhos são interessantes em todas as placas RTX 4080, sendo extremamente importantes para garantir fluidez na jogatina do jogo de tiro. A RTX 4090 vai de 124,6 fps para 206 fps, enquanto a RTX 4070 foi de 59,8 quadros para 113, oferecendo bem mais estabilidade — ambas as placas na resolução 4K.

Os testes na resolução 1440p também mostram que o DLSS 3 proporciona 1,6x mais quadros por segundo. Neste experimento, até a RTX 4060 foi colocada para jogo, indo de 59,3 fps para 100,8 fps.

Os ganhos do DLSS 3 também foram expressivos em 1440p.Os ganhos do DLSS 3 também foram expressivos em 1440p.

Em Full HD, uma das resoluções mais utilizadas atualmente, o resultado não podia ser diferente: todas as placas RTX 40 apresentaram melhor taxa de quadros, independente da categoria. Confira:

O DLSS 3 consegue melhorar o desempenho até na resolução 1080p.O DLSS 3 consegue melhorar o desempenho até na resolução 1080p.

Para as placas mais antigas da família RTX, a Nvidia oferece o DLSS 2. Essa solução de upscaling com IA não é a mais recente da companhia, mas tem um bom histórico de ganhos de desempenho desde que foi lançada .

Complementando a experiência, o Nvidia Reflex promete encurtar o tempo de resposta entre o clique e a ação no jogo diminuindo a latência local. A tecnologia está disponível para diversos títulos, incluindo Call of Duty: Modern Warfare III, e não é exclusiva das GPUs mais modernas.

Os ganhos com o Nvidia Reflex ficam na casa dos milissegundos, o que deve ser suficiente para aprimorar a jogatina e o tempo de resposta do jogador. No novo jogo da Activision Blizzard, a redução de latência chega a 28%.

A ativação do Nvidia DLSS 3 acontece no menu de configurações, na aba "Qualidade". A opção está contida no submenu "Otimização/Nitidez" e está disponível em quatro modos:

Cada uma das opções oferece uma definição diferente para o DLSS, mas a regra é básica: quanto melhor o desempenho, menor a resolução de renderização.

O Nvidia DLSS está disponível em quatro opções.O Nvidia DLSS está disponível em quatro opções.

A Nvidia recomenda utilizar o Desempenho para jogatinas em 4K, enquanto a opção Qualidade é preferível para jogos em 1440p e 1080p.

Para ativar o DLSS 3 em CoD: MW3, você deve:

Já o Nvidia Reflex fica em outra posição no menu. Neste caso, você deve:

Nesta ferramenta, a opção "Ligado + Impulso" acelera a frequência da GPU numa tentativa de conter engasgos do processador. 

O Nvidia Reflex pode ser ativado nas Configurações de Call of Duty: Modern Warfare III.O Nvidia Reflex pode ser ativado nas Configurações de Call of Duty: Modern Warfare III.

Essa alternativa aumenta o consumo energético da placa gráfica (e, por consequência, a temperatura), mas pode ajudar a reduzir a latência em cenários que o CPU não consegue manter o ritmo.

Falta pouco para o mundo jogar Call of Duty: Modern Warfare III em todos os seus modos. Antes disso, é importantíssimo estar pronto para aproveitar o jogo e permitir que seu computador esteja preparado para encará-lo. 

Para isso, verifique se há download de drivers pendentes no Nvidia GeForce Experience e, se houver, baixe assim que possível.

Call of Duty: Modern Warfare III será lançado em 10 de novembro deste ano para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC.



Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também