Carro elétrico popular: os 11 modelos mais 'acessíveis' do Brasil
Tecmundo
Carros elétricos são automaticamente associados a valores astronômicos na maioria das vezes. Ainda não tão populares quanto a maioria das pessoas gostaria, esse tipo de veículo pode ser mais sustentável , mas ainda está longe de ser consumido em massa pelos brasileiros.
No entanto, no mercado automotivo, existem algumas opções mais em conta para quem deseja ou pode investir nesse tipo de modelo. Por esse motivo, na lista abaixo, confira os 11 dos carros elétricos mais “acessíveis” em nosso país. Aproveite!
(BYD/Reprodução)
Começamos a lista com um modelo lançado recentemente no mercado brasileiro. Trata-se do BYD Yuan Plus, que consiste em um SUV com inúmeras vantagens, apesar de ser o veículo com o preço mais elevado da lista.
Ainda assim, esse carro elétrico ainda é mais acessível em comparação a outros modelos disponíveis para compra. Utilizando um propulsor de 204 cv e 31,6 kgfm, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos, atingindo sua velocidade máxima em aproximadamente 150 km/h.
(Peugeot/Reprodução)
Surgindo na lista com uma variação de preço pouco significativa em relação ao anterior, o modelo da Peugeot também é um SUV, mas com um porte mais compacto. Em linhas gerais, sua motorização entrega 136 cv e 26,5 kgfm.
Testes do Inmetro asseguram que a autonomia do modelo é de 234 km, levando em consideração sua bateria de 50 kWh. A velocidade máxima também é limitada em 150 km/h.
(Mini/Reprodução)
Há também pouca variação para o nono item da lista, mas sua proposta é totalmente diferente das opções anteriores. Embora seja uma versão mais básica do Mini Cooper elétrico, há algumas vantagens em sua aquisição.
Seu motor oferece 184 cv e 27,5 kgfm e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos. Assim como os outros modelos apresentados até aqui, sua velocidade máxima também atinge 150 km/h.
(JAC Motors/Reprodução)
O próximo modelo de veículo elétrico da lista de carros elétricos populares e acessíveis no Brasil apresenta um sedã para quem deseja mais espaço.
Em linhas gerais, sua autonomia, declarada pelo Inmetro é de até 249 km, já o motor é de 192 cv e 34,7 kgfm, tendo um desempenho satisfatório com relação à aceleração, já que consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos.
(JAC Motors/Reprodução)
Ainda falando da JAC Motors, que vem apostando fortemente no mercado de carros elétricos, há mais um modelo com um bom custo-benefício.
Em relação ao JAC E-J7, que possui uma variação de preço interessante, o item conta com tração apenas dianteira e potência de 150 cv. De 0 a 100 km/h, sua aceleração é concluída após 7,5 segundos. De acordo com o Inmetro, a autonomia é de 256 km.
(Renault/Reprodução)
O modelo da Renault surge na sexta posição como um dos carros elétricos mais baratos do Brasil atualmente.
A velocidade máxima atingida, no entanto, é de 140 km/h. Suas baterias são de 52 kWh e autonomia, segundo o Inmetro é de 254 km. De 0 a 100 km/h a aceleração é de 9,5 segundos.
(Fiat/Reprodução)
Seguindo com a lista, a Fiat possui apenas um único modelo elétrico disponível no catálogo brasileiro. Tração dianteira, motor entrega 118 cv e 22,4 kgfm são alguns dos principais destaques do veículo.
Além disso, ele também conta com velocidade máxima de 150 km/h e autonomia de 227 km.
(Peugeot/Reprodução)
Por mais que já tenha aparecido nesta lista, a Peugeot possui um carro elétrico ainda mais barato , que inicialmente custava mais de R$ 270 mil, mas as reduções de preço ao longo do tempo o baratearam.
Seus principais pontos destacam a tração dianteira, 136 cv e 26,5 kgfm, e bateria de 50 kWh. Segundo o Inmetro, a autonomia é de até 220 km.
(Chery/Reprodução)
Com uma diferença significativa em comparação ao item anterior, o CAOA Chery iCar é bem compacto, entregando uma aceleração média de 12,8 segundos de 0 a 100 km/h.
O modelo ainda tem tração traseira, motor de 61 cv e 15,3 kgfm, além de uma bateria com capacidade de 30,8 kWh.
(Renault/Reprodução)
O veículo elétrico mais em conta da Renault foi lançado em abril do ano passado e possui autonomia de 186 km. Ele possui algumas similaridades com o CAOA Chery iCar, mas ainda consegue ser mais acessível.
O motor é de 65 cv e 11,5 kgfm, aceleração média de 14,6 segundos e bateria com capacidade de 26,8 kWh.
(JAC Motors/Reprodução)
Para fechar a lista, é preciso citar o JAC E-JS1, da JAC Motors, que é o mais básico de todos os apresentados até aqui.
A aceleração média é de 10,7 segundos indo de 0 a 100 km/h. O motor possui 62 cv e 15,3 kgfm, além da bateria com capacidade de 30,2 kWh. De acordo com o Inmetro, sua velocidade roda até 161 km.
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