Carros da BYD terão a IA DeepSeek integrada a sistema de direção autônoma
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4326/thumb/Tecmundo.png)
Tecmundo
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
A BYD anunciou na segunda-feira (10) que vai integrar a inteligência artificial generativa DeepSeek ao sistema de direção autônoma dos seus carros. A tecnologia estará presente em 21 modelos da marca, incluindo as opções mais baratas.
Denominado “God’s Eye” ou “Olho de Deus”, em tradução livre, o sistema de assistência à condução possui três versões. Na mais básica, disponível para o Dolphin Mini, há 12 câmeras e 17 sensores, incluindo radares de ondas milimétricas e radares ultrassônicos, fornecendo uma visão de 360º ao redor do veículo.
![byd-deepseek.jpg](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Ftm.ibxk.com.br%2F2025%2F02%2F11%2F11213117900012.jpg)
Na versão intermediária, com capacidade computacional de 300 TOPS, a montadora chinesa adicionou um sensor LiDAR, enquanto a opção top de linha traz três sensores LiDAR e o dobro de processamento. Este último sistema é capaz de realizar manobras mais complexas e de ter uma maior interação com o ambiente.
Segundo o fundador da BYD, Wang Chuanfu, a presença do DeepSeek trará aprimoramentos à condução autônoma, fazendo com que esse tipo de tecnologia se transforme em uma “ferramenta indispensável como um cinto de segurança ou os airbags”, dentro de algum tempo. Após o anúncio, as ações da fabricante de carros elétricos subiram 4,5% na Bolsa de Hong Kong.
Inteligência artificial em carros
Além da BYD, outras montadoras chinesas confirmaram que vão adicionar a IA generativa aos sistemas que alimentam seus automóveis. Uma delas é a Geely, que promete redefinir a interação entre humanos e máquinas com a nova parceria, dando um passo adiante no conceito de carro inteligente.
Leapmotor e Great Wall Motors (GWM) também anunciaram a presença do chatbot da startup chinesa em seus sistemas automotivos. Em ambos os casos, a IA contribuirá para otimizar interações de voz, recomendações para uma direção segura e muito mais, chegando a modelos selecionados por meio de atualização.
Outras IAs estão sendo integradas aos carros, como o ChatGPT, que chegou a ser superado pelo chatbot chinês em quantidade de downloads, há alguns dias. A tecnologia da OpenAI foi implementada nos sistemas multimídia de veículos da DS e da Peugeot, ambas da Stellantis, e em alguns modelos da Volkswagen.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)