TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Celular Seguro notificará usuário se aquele celular foi roubado de outra pessoa
Tecnologia

Celular Seguro notificará usuário se aquele celular foi roubado de outra pessoa

publisherLogo
Tecmundo
02/08/2024 12h36
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16309824/original/open-uri20240802-55-3lr2u0?1722602517
©GettyImages
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Ministério da Justiça e Segurança Pública apresentou ontem (01) a nova fase do programa Celular Seguro. A etapa tem como objetivo ajudar na recuperação de aparelhos de cadastrados no serviço que foram furtados ou roubados.

De acordo com o ministro Ricardo Lewandowski, a iniciativa envolve a criação de um Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares. Ele amplia a opção de consumidores que perderam o aparelho ou previne que pessoas utilizem dispositivos que foram roubados.

Por enquanto, 11 secretarias de segurança pública se comprometeram com o novo planejamento. Os estados são Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Inspiração no Piauí

A nova fase do Celular Seguro usa como base a "experiência exitosa" do governo do Piauí na recuperação de celulares. A ação foi divulgada em especial após uma reportagem do Fantástico.

A partir do novo protocolo, quem está cadastrado no Celular Seguro terá duas opções: fazer o bloqueio total do sistema (de aplicativos, aparelho e chip) ou só restringir o acesso aos aplicativos e o chip. Nesta segunda alternativa, você aciona o modo de recuperação e pode tentar retomar o aparelho.

O app do Celular Seguro.

O app do Celular Seguro. Fonte: Google Play 

Em seguida, após o registro do boletim de ocorrência, o número único do aparelho (Imei) vai para um cadastro nacional. Se uma linha for registrada nesses aparelhos roubados ou furtados, o dono é intimados pelo WhatsApp a comparecer a uma delegacia para explicar a origem do telefone.

Em caso de dispositivo fruto de crime, a pessoa será notificada pelo celular e intimada a entregar o aparelho para as autoridades, para que os donos originais retomem o smartphone.

Lançado em dezembro de 2023, o Celular Seguro registrou aproximadamente 12,5 mil alertas de bloqueio e mais de 1 milhão de usuários cadastrados em um mês. Atualmente, são mais de 2 milhões de cadastrados e 68 mil alertas de bloqueio disparados.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também