ChatGPT ganha ‘Pesquisa de compras’, recurso que pode ser útil para a Black Friday
Tecmundo

A OpenAI lançou hoje (24) a pesquisa de compras, uma nova ferramenta integrada ao ChatGPT que auxilia a encontrar os produtos desejados sem a necessidade de vasculhar dezenas de sites. A função, que gera um guia de compras personalizado, pode ser útil para a Black Friday.
Com desempenho bom em categorias como eletrônicos, cozinha e eletrodomésticos, casa e jardim, beleza e esportes e atividades ao ar livre, segundo a startup, a novidade vai além da checagem de preços. Ela é capaz de elaborar um relatório completo, fazendo comparações e muito mais.
Como funciona?
Alimentada por uma versão do modelo GPT-5 mini treinada para tarefas de compras, a nova funcionalidade faz buscas em sites e fontes confiáveis, sintetizando informações de diferentes lugares para resultados de alta qualidade. Ela também refina a pesquisa em tempo real, se ajustando ao feedback.
- Projetado para ser transparente, o bot baseia suas respostas em sites de varejo públicos, lendo as páginas de produto e evitando sites de baixa qualidade ou com spam;
- Mesmo apresentando bom desempenho nos testes internos, a OpenAI ressalta que a pesquisa de compras “ainda não é perfeita”;
- Ela tem limitações, como a possibilidade de cometer erros sobre detalhes de produtos, incluindo preços e disponibilidade, por isso é recomendado visitar as lojas para checar as informações com precisão;
- Como explicou a desenvolvedora, as interações entre os usuários e a tecnologia não são compartilhadas com as lojas utilizadas para a análise.
Introducing shopping research, a new experience in ChatGPT that does the research to help you find the right products.
— OpenAI (@OpenAI) November 24, 2025
It’s everything you like about deep research but with an interactive interface to help you make smarter purchasing decisions. pic.twitter.com/jksGVpCXGm
Enquanto a IA busca informações atualizadas na web, verificando valores, avaliações, especificações e imagens, o usuário pode guiar a pesquisa, marcando itens como “Mais como este” ou “Não interessado”. O tempo de resposta varia conforme a quantidade de dados desejada.
Para pesquisas apenas sobre preços, a ferramenta retorna rapidamente. Já para um guia de compras completo e personalizado, ela gastar alguns minutos, disponibilizando um relatório resumido que economiza tempo de busca na internet se fosse feito manualmente.
Como usar a pesquisa de compras do ChatGPT?
Acionada por meio da opção “Pesquisa de compras” no menu do bot, a novidade inicia a varredura com base nas solicitações. É possível pedir que ela encontre um aspirador silencioso para apartamentos, ajude a decidir entre modelos de bicicletas ou a sugerir presente para alguém que adora arte, por exemplo.
Em meio ao processo, o ChatGPT fará perguntas para afunilar as sugestões, ajudando a localizar promoções. Também é possível enviar a foto de um produto e pedir à IA que encontre algo parecido em uma determinada faixa de preço.
A pesquisa de compras está sendo disponibilizada gradualmente na versão web e no app do ChatGPT para usuários dos planos gratuito (com login), Go, Plus e Pro, com acesso quase ilimitado durante o final de ano. Recursos extras são oferecidos na modalidade Pulse.
O que você achou da nova função da IA? Pretende usá-la para encontrar as melhores ofertas na Black Friday? Comente nas redes sociais do TecMundo.
