Chrome vai usar IA para esconder janelas pop-up automaticamente
Tecmundo
O Chrome vai usar inteligência artificial para evitar que pop-ups inconvenientes atrapalhem sua navegação. Batizada de "PermissionsAI", o serviço usa modelos generativos do Google para prever como você quer que o navegador lide com os solicitação de permissões desnecessárias.
O PermissionsAI é uma combinação do serviço "Permission Predictions Service" e o modelo Gemini Nano v2, do Google. Juntos, eles observam o comportamento dos usuários perante solicitações de acesso a recursos (localização, notificações, câmera e microfone, por exemplo) e, em futuras ocorrências, replicam as ações dele de forma automática.
Se a ferramenta percebe que o usuário costuma evitar janelas pop-up, a próxima tentativa de interromper a navegação será bloqueada. A janela flutuante, neste caso, será colocada no canto da tela.
A solução faz parte do modo de navegação "Proteção reforçada", em que dados de navegação são compartilhados com o Google constantemente para aprimorar a segurança na web.
IA em várias partes do Chrome
Essa não é a única nem a primeira função com IA embutida no Chrome. Há meses, o Google integra ferramentas com inteligência artificial para facilitar a navegação do dia a dia, tal como as pesquisas em histórico e organização automática de guias .
A capacidade de predição de modelos generativos tende a ser um grande aliado para ferramentas de automatização de ações, principalmente em tarefas de menor importância ou impacto.
Segundo o site Windows Report, que noticiou a função primeiro, o novo protetor de pop-ups com IA está em testes no navegador, mas com disponibilidade limitada. O recurso é identificado como #permissions-ai-v1 no menu chrome://flags.