Home
Tecnologia
Chrono Trigger e mais: 5 RPGs que inspiraram Sea of Stars
Tecnologia

Chrono Trigger e mais: 5 RPGs que inspiraram Sea of Stars

publisherLogo
Tecmundo
21/08/2023 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15725919/original/open-uri20230821-18-1ar5w7s?1692655488
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Quem é fã de RPG e se divertiu com os games do gênero lançados para Super Nintendo certamente deve estar de olho em Sea of Stars . A demonstração do jogo já deu uma ideia do que está por vir e, sobretudo, mostrou que o título se inspira bastante em clássicos da plataforma 16 bits da empresa mãe de Mario.

E aí, a pergunta que não quer calar é: quais são as principais inspirações para Sea of Stars? Caso esteja curioso para saber um pouco mais sobre o game da Sabotage Studio, confira a lista a seguir!

A primeira e mais óbvia inspiração de Sea of Stars certamente é Chrono Trigger , considerado por muitos como um dos melhores RPGs de Super Nintendo .

Deste clássico da antiga Squaresoft, Sea of Stars pega emprestado o sistema de mapa-mundo utilizado para a navegação dos personagens, além de trazer algumas músicas assinadas por Yasunori Mitsuda, o compositor principal do título para Super Nintendo.

Outro ponto muito elogiado em Chrono Trigger que também vemos por aqui é o estilo das batalhas, que acontecem sem transição de telas. Caso inicie um combate, os personagens vão se ajeitar no espaço que está disponível, melhorando a fluidez da exploração.

Além disso, a própria demonstração deixou bem clara uma referência a Crono na única cidade disponibilizada para exploração — afinal, não dá para olhar a imagem a seguir e dizer que o personagem que aparece na pintura não é uma reimaginação do protagonista de Chrono Trigger.

Referência a Crono, em Sea of Stars.Referência a Crono, em Sea of Stars.

Muitos talvez não tivessem se dado conta apenas observando os trailers, mas a demonstração deu uma prova de que as batalhas de Sea os Stars possuem grande inspiração em Super Mario RPG .

O RPG da Sabotage também utiliza uma mecânica de pressionar os botões no tempo certo para dar um ataque extra nos oponentes, ou diminuir o dano recebido do ataque dos adversáriosAs magias também seguem por caminho parecido, já que muitas delas exigem apertar teclas específicas, no momento indicado, para melhorar o dano ou aumentar os acertos.

Outro extra importado diretamente do game estrelado pelo mascote da Nintendo é a possibilidade de selecionar um atributo para receber um adicional sempre que subir de nível, permitindo que cada personagem apresente variações nos parâmetros finais para cada jogador.

Final Fantasy VI e Sea of Stars não compartilham elementos como um número grande de membros para o grupo, mas em determinados momentos o segundo game vai permitir trocar o personagem que está na liderança do grupo para possivelmente explorar mais de sua história, tal como pudemos ver na aventura estrelada por Terra.

Além disso, é provável que Sea of Stars apresente uma história um pouco mais densa aos moldes do que vimos em Final Fantasy VI, o que certamente já será capaz de animar um pouco mais aqueles que decidirem se arriscar por aqui.

Illusion of Gaia talvez seja o game que mais pegue os jogadores de surpresa, já que, ao menos pela demonstração, não é possível traçar nenhum paralelo entre Sea of Stars e o título da antiga Enix.

Entretanto, o time de desenvolvimento quis incluir em Sea of Stars o mesmo tom de exploração visto em Illusion of Gaia. Isto é, fazendo o jogador passar por ruínas antigas, resolver mistérios para conseguir avançar na jornada e até mesmo pular de cima dos telhados enquanto está nas cidades (o que inclusive pode levar a descobrir alguns tesouros nessas andanças).

Outra associação feita pelo time de produção está no fato de que, uma vez que um inimigo é derrotado, ele não aparece mais no mapa, tal como pudemos ver em Illusion of Gaia.

Por essa muitos talvez não esperavam, mas há um pequeno elemento dentro do vasto universo de Sea of Stars que pode estar ligado ao RPG criado pela Capcom: a mecânica de pescaria.

Apesar de aparecer apenas uma vez durante a demonstração, já é possível perceber que tal sistema será importante não apenas para conseguir os peixes propriamente dito, mas até mesmo para obter algumas missões e outros itens. 

Para quem não se lembra, a mecânica de pescaria era algo extremamente importante no primeiro Breath of Fire, já que a única forma de conseguir todas as partes da armadura do dragão para Ryu e até mesmo itens importantes para algumas missões era pescando.

E você, está ansioso para conferir o que Sea of Stars tem a oferecer? Compartilhe sua opinião utilizando nossas redes sociais! Lembrando que o game estará disponível para o público (com legendas em PT-BR ) a partir de 29 de agosto, em versões para PC, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4 e PlayStation 5.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também