Como a IA está transformando a experiência do viajante
Tecmundo
Que o assunto IA (Inteligência artificial) está em alta, já não é novidade. Dentre as pautas de oportunidades de inovação e seus desafios éticos e regulatórios, a ascensão atual da IA têm tomado as agendas e investimentos nos negócios, impulsionado pelo seu crescimento tecnológico, o boom da IA generativa e o surgimento de soluções como ChatGPT .
Em estudo recente do Gartner, vemos que 10% das empresas estão usando efetivamente IA generativa, enquanto 45% estão em fase de testes. A maioria das lideranças dessas empresas acredita que os benefícios econômicos superam qualquer risco no uso dessa antiga, porém recente, tecnologia.
A IA está sendo usada para personalizar a experiência do hóspede, desde o check-in até o check-out.
Dentro do setor de viagens, estima-se no relatório da IndustryArc, que o mercado de Inteligência Artificial supere US$1,2 bilhão até 2026 . Mirando em oferecer um serviço excelente para viajantes, a IA pode ser peça chave na personalização de experiências, velocidade no serviço ao cliente e recomendações extremamente assertivas.
Imagine ter sua viagem acontecendo do jeitinho que você gosta? No setor de hospedagem, a IA está sendo usada para personalizar a experiência do hóspede, desde o check-in até o check-out, usando dados para entender e aplicar a melhor experiência personalizada para aquela pessoa.
No transporte, é usada desde a busca da melhor opção de passagens, até a viagem em si. Segundo relatório da Mckinsey, melhorias de produtos e serviços usando IA para adaptação e personalização conforme as necessidades de clientes podem chegar até US$3,7 trilhões em contribuição na economia até 2030.
Passando por importantes evoluções nos últimos anos, os assistentes virtuais alimentados por IA estão se tornando cada vez mais sofisticados.
Afinal, são capazes de compreender e processar a linguagem natural para responder a perguntas dos viajantes, fazer reservas, fornecer informações em tempo real sobre voos, trajetos de ônibus, e até mesmo dar dicas locais. Isso melhora a experiência do usuário ao oferecer suporte 24/7 e respostas rápidas às suas necessidades.
Aplicativos de tradução alimentados por IA estão tornando mais fácil para os viajantes se comunicarem em idiomas estrangeiros , reduzindo barreiras linguísticas e culturais e tornando a viagem mais acessível, agradável e até segura.
Seja por texto ou por voz, as soluções são cada vez mais robustas e assertivas no entendimento e tradução de um idioma completamente desconhecido.
O uso da IA tem sido feito para oferecer a pessoas recomendações e ofertas de produtos e serviços personalizados e extremamente assertivos de acordo com seu histórico de viagens, uso, buscas e gostos. Apesar de ser um ponto de debate importante e polêmico, em pesquisa da Oracle, 95% das pessoas entrevistadas disseram ter interesse no uso de seus dados para ofertas personalizadas no setor hoteleiro.
A ascensão da Inteligência Artificial (IA) está transformando a experiência do viajante de maneiras sem precedentes, destacando-se na:
Este avanço não apenas eleva a satisfação do cliente, mas também oferece percepções valiosas sobre comportamentos e preferências dos consumidores, permitindo aprimoramentos contínuos em produtos e serviços.
Contudo, é fundamental que essa evolução ocorra com uma forte ênfase na segurança e ética, assegurando que a implementação da IA no turismo seja responsável e proteja a privacidade e os dados dos usuários. A IA promete um futuro onde as viagens são mais intuitivas e personalizadas, mas sua adoção responsável é essencial para garantir benefícios sustentáveis para todos os envolvidos.