Como a união entre a inteligência artificial e APIs pode revolucionar o mercado de tecnologia
Tecmundo
por Fernando Arditti, vice-presidente e gerente-geral da WSO2 na América Latina*
O crescente dinamismo dos negócios tende a se tornar ainda mais acelerado em 2025, seguindo o ritmo ditado pela velocidade dos avanços tecnológicos. A corrida para estar à frente da concorrência está mais acirrada do que nunca, uma verdade para todos os setores.
Em um universo com tamanha diversidade de tecnologias, há duas que se destacam: inteligência artificial e APIs. A primeira, grande parte das pessoas já conhece, e provavelmente a incorporou de uma forma ou outra no cotidiano, tanto no lado corporativo quanto no pessoal. É uma ferramenta com uma enorme quantidade de finalidades e tantas outras que iremos descobrir.
Já a segunda tende a ser menos conhecida, mas tem um papel fundamental na grande maioria das organizações - e nas atividades corriqueiras de milhões de usuários. Isto porque, ao contrário da IA, que tem funções mais tangíveis para o usuário, as APIs atuam nos bastidores. Elas são responsáveis por levar e trazer dados de forma rápida e segura.
Por exemplo, quando alguém faz login em um site, são APIs que transportam as informações inseridas até a base de dados, que verifica se estão corretos e as devolve ao usuário, o que completa o processo de login.
São trilhões de transações como estas por ano, e assim como a IA, as APIs também têm uma série de finalidades, que vão de simples conexões entre sistemas até a identificação de padrões de consumo, o que resulta na elaboração de novos produtos e serviços. Isso faz com que elas sejam mais uma fonte de renda para as empresas. Em um recente estudo do Gartner, 39% dos entrevistados apontou que as APIs contribuíram para aumentar a receita e 35% disse que elas ajudaram a reduzir os custos operacionais.
Por si só, as APIs já são instrumentos poderosos, mas estamos desbloqueando um novo potencial nelas ao unirmo-las com IA. Isto porque a IA vem transformando o desenvolvimento das APIs e integrações de sistemas. Com a IA, os desenvolvedores conseguem reduzir o tempo de criação e comercialização de APIs, permitindo que tenham mais tempo para focar no negócio da organização.
Além disso, a IA auxilia os profissionais a pensarem em novas soluções, beneficiando empresas e usuários. Com APIs mais personalizadas e otimizadas, os sistemas tendem a se tornar mais robustos, o que é essencial em tempos de alta competitividade. No caminho inverso, a maior prevalência de APIs voltadas especificamente para IA requer que elas sejam gerenciadas adequadamente para extrair toda a sua capacidade, o que leva softwares mais completos para monitoramento, implementação e escalabilidade destas APIs.
Setores como o financeiro, governamental, saúde, logística e educação são alguns dos que mais podem aproveitar as inovações em APIs. Eles geram um grande volume de dados (muitos deles sensíveis), e normalmente são pioneiros na criação e adoção de tecnologias. A IA também pode aumentar a segurança das APIs e dos sistemas. Ela pode ser “treinada” para detectar ameaças de forma automatizada, fazer análises preditivas de eventuais falhas e corrigi-las a tempo, bem como aprimorar protocolos de autenticação por diferentes meios, como padrões de inserção de dados, digitação e biometria.
Estamos apenas começando a explorar a sinergia entre APIs e IA, mas os primeiros indícios mostram um potencial muito interessante, com claros benefícios para os desenvolvedores e para os usuários finais.
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