Home
Tecnologia
Como construir uma carreira de sucesso na indústria gamer
Tecnologia

Como construir uma carreira de sucesso na indústria gamer

publisherLogo
Tecmundo
20/05/2023 16h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15564601/original/open-uri20230520-18-1imm25o?1684609849
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Anualmente, milhares de empresas anunciam novidades em termos de jogos digitais. São lançamentos inéditos, novas versões para determinadas plataformas, continuações de franquias que marcaram o público, além de parcerias e remasterizações. Tudo isso costuma atrair uma legião de fãs engajados, que estão cada vez mais interessados em consumir esses produtos.

O mercado gamer se expandiu tanto nos últimos anos, que até mesmo campeonatos são promovidos mundialmente com grande facilidade. Pode-se dizer, portanto, que essa indústria mobiliza milhares de profissionais, entre equipes de marketing e comunicação, criação e desenvolvimento, cobertura e análises, junto ainda dos proplayers, é claro, os jogadores profissionais.

Porém se você sempre sonhou em trabalhar com isso, conheça mais detalhes sobre como construir uma carreira de sucesso na indústria gamer em outras áreas correlacionadas. Aproveite!

A evolução da tecnologia, colaborou com o avanço do mercado de jogos digitais.A evolução da tecnologia, colaborou com o avanço do mercado de jogos digitais.

Para ficar bastante antenado sobre como tudo funciona atualmente, é preciso entender como tudo já funcionou um dia. Afinal, a evolução dos computadores também acompanhou, de certa forma, a evolução dos jogos eletrônicos

Antes dos anos 1970, quando os games se tornaram mais populares, haviam protótipos bastante simples, cujas telas reproduziam sinais vindos de outras máquinas. Mas foi com o jogo Pong, da Atari, lançado em 1972, que as coisas ficaram interessantes.

Pong foi um verdadeiro marco para a época, se tornando uma verdadeira febre entre aqueles com maior interesse pelo assunto. Aos poucos, mais títulos foram sendo distribuídos em fliperamas, gerando cada vez mais engajamento.

Dentro desse contexto, os anos 1980 foram cruciais, pois jogos como Pacman (1982), Super Mario Bros. (1985) e Street Fighter (1987), por exemplo, ajudaram a indústria a se solidificar. Não demorou muito e mais empresas se interessaram por esse mercado, seja trabalhando pelo desenvolvimento de novos jogos ou novas plataformas.

Em 1994, a Sony mostrou ao mundo do que o PlayStation era capaz. E quase 30 anos após esse grandioso marco, há pelo menos cinco gerações fabricadas, que fazem a diversão de muitos fãs. 

Na era digital, o avanço da tecnologia e a ascensão dos dispositivos móveis fez com que muitas coisas também se modificassem ou evoluíssem. Hoje em dia, é possível até mesmo assinar um serviço de streaming de jogos. Incrível, não?

O mercado gamer oferece diversas possibilidades para quem deseja, ter um carreira no segmento.O mercado gamer oferece diversas possibilidades para quem deseja, ter um carreira no segmento.

Agora que você já sabe pelo menos um pouquinho sobre como essa indústria cresceu ao longo dos anos, podemos falar sobre algumas dicas sobre como iniciar uma carreira de sucesso no mercado gamer. Antes de mais nada, estudar pode ser fundamental. Ter curiosidade sobre o que acontece na indústria também. Portanto, que tal unir essas duas coisas? 

Nesse sentido, a primeira dica é se aprofundar nos estudos sobre jogos digitais, pesquisando sua história e origens, além de técnicas, processos de criação e também se aprofundando em outras áreas que podem compor um título, como concept art e storyboard, ainda que essas não sejam suas principais aptidões.

Outra dica é entender quais são suas maiores qualidades para dar maior ênfase nelas. Desse modo, os estudos podem ter um foco maior sobre qual caminho seguir, o que deve ser visto com mais precisão e o que pode ficar em espera. 

Buscar ferramentas é essencial nesse processo. Portanto, se você achar que é viável realizar um curso livre ou superior na área dos jogos digitais ou até mesmo do audiovisual e design, vá em frente. 

Esses locais irão expandir seus horizontes, possibilitar um networking e ainda te farão exercitar, gerando material para um posterior portfólio. E quando você já estiver capacitado, ou seja, entendendo tudo sobre o assunto, chegou a hora de buscar uma oportunidade efetiva em uma empresa.

Conforme mencionado anteriormente, para trabalhar na indústria gamer não é preciso necessariamente desenvolver jogos, seja como game designer ou programador. Existem diversos caminhos que os profissionais podem buscar para ter uma carreira de sucesso e se sentirem realizados com o que estiverem fazendo.

Entre elas, podemos citar a área do entretenimento, que possui jornalistas, redatores, repórteres e outros profissionais que realizam coberturas sobre as principais notícias dentro do mundo dos jogos. Com ela, é possível trabalhar em diversos veículos de comunicação, como sites, jornais, revistas e até emissoras de televisão. 

Assim como em outras áreas, para ter uma carreira de sucesso do mercado gamer é necessário estudo e dedicação. Assim como em outras áreas, para ter uma carreira de sucesso do mercado gamer é necessário estudo e dedicação. 

Outra área que pode lidar diretamente com os títulos que estão para serem lançados é a de marketing. Profissionais desse setor costumam trabalhar arduamente na divulgação dos jogos das distribuidoras. Seu papel inclui organizar demandas de um lançamento, criando estratégias para atingir o público da melhor forma possível. 

Por fim, é preciso falar ainda da equipe de produção executiva de um projeto. Quem faz parte dela sabe exatamente quais são os pontos fortes e quais são os pontos fracos de uma nova ideia. 

Em rodadas de negócios, esses profissionais costumam se reunir com as gigantes do mercado para realizar um pitch, uma apresentação curta dessa ideia que pode gerar uma venda. Só assim é que novidades poderão surgir sempre à tela do público. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também