Como formatar um trabalho acadêmico com normas ABNT no Google Docs?
Tecmundo
Um aviso aos estudantes de plantão: listamos as principais normas da ABNT que você precisa conhecer enquanto desenvolve seu trabalho acadêmico utilizando o Google Docs como ferramenta base.
A formatação exigida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas pode ser confusa a princípio, mas basta ter atenção aos detalhes para acertar todas as exigências. Veja como configurar a página, fazer recuo de parágrafo, aplicar alinhamento correto e muito mais no Google Docs!
Como seguir a formatação ABNT no Google Docs?
Aprenda os 7 conceitos básicos de como seguir as normas da ABNT ao utilizar o Google Docs na produção do seu trabalho acadêmico, seja escolar ou universitário.
1 - Defina a fonte e o tamanho do texto
Selecione o texto escrito no Google Docs e configure para que a fonte seja “Times New Roman” ou “Arial”. Exceto as citações com mais de três linhas, as notas de rodapé e as legendas de imagens que devem ter fonte no tamanho 10, o restante do conteúdo deve ajustado no tamanho 12.
2 - Ajuste o espaçamento entre linhas no valor de 1,5
Selecione o texto, clique no ícone ""Espaço entre linhas e parágrafos" e ajuste para 1,5. Caso seja um texto de citação com mais de 3 linhas ou nota de rodapé, o espaçamento deve ser simples.
Escolha o espaçamento de 1,5 entre linhas.
3 - Verifique as margens da folha
Na barra superior de ferramentas do Google Docs, abra a opção “Arquivo” e clique em “Configuração da página”. Na próxima tela que abrir, verifique se:
- a orientação da página está marcada em “Retrato”;
- o tamanho do papel é “A4 (21 cm x 29,7 cm);
- as margens estão com os valores 3 na "parte superior" e "esquerda", 2 na "parte inferior" e "direita";
- as configurações estão corretas, aperte no botão “OK”.
4 - Aplique alinhamento "justificado" no desenvolvimento do trabalho
No conteúdo apresentado durante o desenvolvimento do trabalho, o alinhamento da página deve ser "justificado". Para isso, selecione o texto, clique no ícone "Alinha e recuar" exibido na barra de ferramentas do Google Docs e escolha a opção última opção. Como atalho, você pode apertar a seguintes teclas no teclado: Ctrl + Shift + J.
5 - Atente-se às exceções na configuração da capa e da folha de rosto
Segundo as normas da ABNT, o alinhamento da página de capa e folha de rosto deve ser "centralizado". Além disso, garanta que a capa feito no Google Docs apresente:
- nome da instituição;
- nome do autor;
- título e, se houver, subtítulo;
- local (a cidade onde deve ser apresentado) e ano de apresentação.
Na folha de rosto, repete-se as mesmas informações e configuração da capa. Contudo, é preciso acrescentar os seguintes dados entre o título e o local:
- natureza do trabalho (TCC, tese ou dissertação), objetivo (grau pretendido), nome da instituição e área de concentração em um parágrafo único.
- nome do orientador e, se houver, nome do coorientador no parágrafo abaixo.
Exemplo da estrutura de uma capa e folha de rosto feita no Google Docs.
6 - Faça o recuo do parágrafo corretamente
Selecione a primeira linha do parágrafo que deseja configurar, arraste o ícone de recuo exibido na régua logo abaixo da barra de ferramentas do Google Docs até que a barra vertical esteja na marcação de 1,25 cm.
Como configurar o recuo de parágrafo no Google segunda a formatação da ABNT.
Ajuste a formatação das referências no final do trabalho
Para encerrar, não se esqueça de que as referências do seu trabalho devem estar com o alinhamento à esquerda na página e espaçamento "simples" entre linhas para atender à formatação ABNT.