Home
Tecnologia
Como fotografar o 'anel de fogo' formado pelo eclipse solar em segurança
Tecnologia

Como fotografar o 'anel de fogo' formado pelo eclipse solar em segurança

publisherLogo
Tecmundo
08/10/2023 11h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15811613/original/open-uri20231008-18-97zntn?1696773661
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No próximo dia 14 de outubro de 2023, ocorrerá um novo eclipse solar anular que permitirá observar um 'anel de fogo' em torno da Lua sombreada pela Terra. O evento astronômico é considerado raro e, por isso, pode ser uma boa oportunidade para fotografar um visual incrível no céu; trata-se do primeiro eclipse solar anular desde setembro de 2021 , que não foi possível ser visualizado no Brasil.

É importante destacar que o uso de óculos de proteção é fundamental para preservar a saúde dos seus olhos; essa dica vale para qualquer tipo de eclipse solar que você esteja presenciando, seja total, anular, parcial ou híbrido.

O eclipse solar anular está previsto para iniciar às 11h30 (horário de Brasília), contudo, deve chegar ao Brasil às 15h e continuar até as 18h.O eclipse solar anular está previsto para iniciar às 11h30 (horário de Brasília), contudo, deve chegar ao Brasil às 15h e continuar até as 18h.

Além de estar no lugar e hora certa, caso você esteja buscando fotografar ou apenas observar o evento, existem algumas recomendações que podem ajudá-lo a fazer isso em total segurança — as sugestões valem para câmeras profissionais e smartphones.

Para exemplificar algumas dicas sobre como observar e fotografar o 'anel de fogo' formado pelo eclipse solar , o TecMundo reuniu informações de especialistas da área. Confira!

O visual do eclipse solar anular realmente será impressionante, contudo, é muito importante manter a saúde ocular e utilizar um óculos de proteção. É pertinente destacar que é necessário utilizar óculos escuros especiais para assistir o evento astronômico; ou seja, não é possível usar aquele óculos escuros comum para a observação.

"Você não deve olhar para o sol sem proteção, pois ele é perigosamente brilhante. Não haverá momento algum em outubro em que alguém possa olhar diretamente para o sol sem proteção ocular", disse o gerente de projeto da Força-Tarefa de Eclipses Solares da AAS na Sociedade Americana de Astronomia, Rick Feinberg, ao site Space

Os raios do Sol podem impactar na saúde dos seus olhos, por isso, esses óculos são projetados especificamente para quem deseja observar o eclipse solar sem causar nenhum dano na visão. É possível encontrar opções que custam a partir de R$ 15.

Se você não puder comprar um óculos especial, também é possível criar seu próprio projetor pinhole para assistir o evento em segurança. Você utilizará materiais como fita isolante preta, caixa de papelão e papel alumínio.

Se você deseja chegar antes no local onde será realizada a observação para passar mais tempo do que os poucos minutos do eclipse solar, lembre-se de aplicar um protetor solar na pele — o filtro de 50 FPS é a melhor opção.

Nas últimas semanas, as temperaturas aumentaram em todo o Brasil, reforçando a seca em alguns estados. Por isso, leve uma garrafa de água e mantenha-se hidratado ao assistir o evento astronômico.

Você já está se preparando para observar o próximo eclipse solar anular?Você já está se preparando para observar o próximo eclipse solar anular?

Pessoas em diversas regiões do mundo poderão assistir ao eclipse, desde os Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, até o Brasil. Os brasileiros que vivem no território entre o Amazonas e o litoral do Nordeste poderão assistir ao eclipse solar anular; contudo, em certas regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, também será possível aproveitar de uma visão parcial do evento.

“Telescópios, lentes de câmeras e binóculos oferecem a possibilidade de ver uma visão ampliada do eclipse. Mas isso só pode ser feito usando um filtro especial projetado para visualizar o Sol. Esses filtros se ajustam perfeitamente à extremidade frontal do telescópio ou lente e permitem a passagem de apenas uma pequena fração da luz do Sol”, é descrito no site especializado Mr. Eclipse.

Antes de tudo, é necessário utilizar um filtro solar especial para sua câmera profissional ou smartphone, como filtros de proteção UV apropriados para a observação do Sol — existem filtros das marcas Kenko, Seymour, Orion, entre outras 

De qualquer forma, na hora de tirar a foto, não olhe pela lente da câmera! Neste caso, sempre opte por observar por meio da tela 'live now' do equipamento.

Uma lente acima de 200mm já é uma opção mínima para fotografar o eclipse. Mas se você utiliza uma câmera full frame, a sugestão é o uso de uma lente objetiva de 500mm, já uma câmera 'cropada' pode oferecer melhores imagens com uma teleobjetiva de 300mm.

Com um celular ou uma câmera profissional, coloque o equipamento em um tripé e faça o zoom em direção ao Sol. As configurações das câmeras devem variar conforme a iluminação natural da região, portanto, as condições climáticas serão importantes no dia. As melhores configurações são: ISO 100, abertura f/5.6 e exposição entre 1/30 e 1/250.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para saber também qual é diferença entre o eclipse solar total e o eclipse solar anular

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também