Como trocar de servidor no Mastodon, o rival do Twitter
Tecmundo
Criado em 2016, o Mastodon é uma plataforma de mídia social gratuita e de código aberto. No lugar de um servidor único que pertence a uma rede social/empresa, os usuários podem criar instâncias independentes.
Por ser um sistema “descentralizado”, as pessoas têm liberdade de mudar de servidores a qualquer momento. Seja por não concordar com as regras e a gestão dos administradores ou por encontrar outro espaço com pessoas com gostos em comum, você pode fazer a transição a qualquer momento, gratuitamente e levando informações do seu perfil.
Para quem está diante de uma dessas situações, o TecMundo criou um breve guia sobre como trocar facilmente de servidor. A seguir, descubra como fazer a “migração” dentro do Mastodon sem perder seguidores.
Na área "Exportar dados" é possível baixar arquivos CSV com informações da conta.
Antes de iniciar a mudança de servidor, é recomendado realizar um backup de dados. A pessoa pode fazer o download manualmente de arquivos CSV com a lista de seguidores, quem está seguindo, marcadores, usuários bloqueados e silenciados.
Para esse backup, siga os passos abaixo:
Os backups são importantes durante a mudança caso o antigo servidor falhe ou seja descontinuado. Com isso, a pessoa não perde todo o histórico no Mastodon.
Na mesma página é possível exportar um arquivo com todas as mídias e toots (posts) publicados pelo usuário naquele servidor. O arquivo exportado estará no formato ActivityPub e pode ser lido por softwares compatíveis.
Na área "Perfil", o usuário encontra as opções para a migração de servidor.
Inicialmente, o processo de mudar de servidor é semelhante a criar uma conta no Mastodon. Primeiro, é preciso se registrar em um novo server com acesso direto – como o Universeodon , ohai.social e o Mas.to – ou aguardar a aprovação dos administradores.
Após o cadastro inicial, é necessário fazer os seguintes passos:
Para completar a mudança de servidor, é preciso retornar ao server antigo.
Esse procedimento apenas realiza a migração dos seguidores para o perfil no novo servidor. Os toots e as mídias publicadas anteriormente permanecem no antigo server.
Importar a lista de pessoas que segue é um dos últimos passos da mudança de servidor.
Para completar a migração, trazendo as listas de pessoas que segue, de usuários bloqueados/silenciados e marcadores, é necessário realizar as seguintes ações:
Ao realizar a importação de todas as listas, o usuário concluiu a migração entre os servidores do Mastodon.
Para a migração "completa", é necessário configurar o redirecionamento da conta.
Após a mudança de servidor, a conta antiga deixará de ser exibida em pesquisas. Para quem deseja fazer uma migração “completa”, há uma opção de redirecionamento do perfil do usuário ao vincular as contas antigas à nova.
Basicamente, qualquer pessoa que pesquisar pelo antigo perfil será direcionado para o novo. Para ativar esse recurso, basta seguir o guia abaixo:
Com isso, o usuário fez todos os procedimentos para a mudança de servidores no Mastodon. Bem como, todas as pessoas vão poder encontrá-lo nas buscas!