Home
Tecnologia
Conheça a versão 'beta' de 7 produtos que utilizamos diariamente
Tecnologia

Conheça a versão 'beta' de 7 produtos que utilizamos diariamente

publisherLogo
Tecmundo
27/08/2023 09h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15736323/original/open-uri20230827-18-kdyfp8?1693137699
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A tecnologia sempre avança a passos largos, e comumente diversos itens que utilizamos diariamente recebem novas versões ou atualizações a cada ano. E aí, a pergunta que fica no ar é: você faz ideia de como foi a primeira versão de produtos famosos, como fone de ouvido, computador e até mesmo TV?

Caso tenha essa curiosidade, vamos mostrar abaixo como eram essas versões 'beta' dos principais itens tecnológicos que utilizamos em nosso cotidiano e as histórias por trás de cada um deles.

Você possivelmente precisaria de uma casa inteira para abrigar o primeiro computador da história. (Fonte: Computer Hope)Você possivelmente precisaria de uma casa inteira para abrigar o primeiro computador da história. (Fonte: Computer Hope)

Computadores existem nos mais variados modelos e tamanhos. Eles atendem aos mais variados tipos de público, seja você um gamer exigente ou alguém que pretende usar o equipamento apenas para fins profissionais. E, acredite, a primeira versão deste item era bem diferente do que conhecemos na atualidade.

O primeiro computador foi apresentado ao mundo em 14 de fevereiro de 1946. Desenvolvido pelos pesquisadores John Eckert e John Mauchly. O Electronic Numerical Integrator And Computer (ou apenas ENIAC para quem gosta de siglas) pesava "apenas" 30 toneladas e ocupava uma área total de 180 metros quadrados.

Custando algo em torno de US$ 6 milhões na cotação atual para ser construído, ele não possuía sistema operacional e basicamente era utilizado por um time de funcionárias do exército. Além disso, sua construção começou ainda durante a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em 1943.

GRiD Compass é o primeiro notebook que conta com um visual parecido com os modelos atuais. (Fonte: Wikipedia)GRiD Compass é o primeiro notebook que conta com um visual parecido com os modelos atuais. (Fonte: Wikipedia)

Ainda falando sobre computadores, vamos mencionar agora sobre o primeiro modelo de notebook de que se tem notícia no estilo que conhecemos atualmente.

Desenvolvido em 1982, o GRiD Compass é visto por muitos como o primeiro notebook do mundo. Lá atrás, ele já era considerado visionário por ser o primeiro modelo a apresentar o formato concha (ou seja, unindo a tela ao teclado). Entretanto, ele não era nada leve, ou mesmo barato: além de custar aproximadamente US$ 8 mil dólares na época, também pesava cerca de 5 kg.

Por conta do preço e até mesmo de seu peso, o GRiD Compass acabou adotado inicialmente por órgãos do governo, sendo encontrado na mesa de funcionários da NASA e das forças militares dos Estados Unidos.

Primeiro celular do mundo.Primeiro celular do mundo.

Evidentemente, nossa lista de primeira versão de produtos famosos não poderia passar sem mencionar os famosos celulares, que já estão no mercado há bastante tempo, especialmente desde 1973.

O Motorola Dynatac 8000X é reconhecido como o primeiro celular do mundo, e por conta de seu tamanho e peso ele ganhou o carinhoso apelido de The Brick (ou o tijolo, no bom e velho português). Trata-se de uma invenção de Martin Cooper, engenheiro que inclusive foi o primeiro a realizar uma ligação com o protótipo do aparelho.

Magnavox Odyssey, o primeiro videogame da história. (Fonte: Viva Tatuapé)Magnavox Odyssey, o primeiro videogame da história. (Fonte: Viva Tatuapé)

Videogames são itens bastante cobiçados por muitas pessoas atualmente, e inclusive muitos modelos são desejados por diversos colecionadores ao redor do globo. Porém, acreditamos que poucos devem possuir em suas casas aquele que é considerado o primeiro console da história.

Lançado em 1972 pela Magnavox (uma subsidiária da Philips), o Magnavox Odyssey é considerado como o primeiro videogame de que se tem notícia, além de ser o primeiro a permitir que o aparelho se conectasse ao televisor para transmissão do jogo.

Aliás, seu visual passa bem longe de qualquer coisa que tenhamos visto nos últimos 40 anos, já que seus dois controles não possuíam direcionais e ele também não apresentava cores. Para contornar esse problema, o console vinha com algumas camadas de plástico para serem colocadas sobre a TV para adicionar coloração e até mesmo alguns efeitos (como quadra de tênis e campo de futebol) aos games.

John Baird, o inventor da TV. (Fonte: Royal Television Society)John Baird, o inventor da TV. (Fonte: Royal Television Society)

Nessa lista de primeira versão de produtos famosos, possivelmente o que já tenha mais tempo de estrada seja a TV. Com quase um século de existência, a primeira versão deste equipamento foi mostrada ao mundo em 1926 pelo escocês John Baird.

A primeira exibição da televisão (feita para cientistas da Academia Britânica) utilizava ondas de rádio para transmitir imagens estáticas por cabos para tela. Não fosse por conta dessa iniciativa, certamente não teríamos como ver nossos programas favoritos e até mesmo acessar serviços de streaming em smart TVs atualmente.

Por quanto tempo você acha que conseguiria usar a primeira versão do fone de ouvido? (Fonte: VSystem)Por quanto tempo você acha que conseguiria usar a primeira versão do fone de ouvido? (Fonte: VSystem)

Fones de ouvido são equipamentos muitas vezes discretos e bastante utilizando por diversas pessoas para ouvir músicas ou assistir aos seus vídeos favoritos no caminho para a escola ou trabalho. E, acredite, essa invenção é mais antiga do que muitos possam imaginar.

O primeiro fone de ouvido de que se tem história é datado de 1919. Criado por Nathaniel Baldwin, esse equipamento foi inicialmente pensado para funcionar como uma espécie de amplificador para telefones e rádios. Dessa forma, ele ficou por muito tempo como um equipamento comercial, além de ser enorme, pesado e pouco confortável se comparado aos modelos atuais.

Você pode ler tranquilamente em seu celular, Kindle ou qualquer outro aparelho atualmente, mas engana-se quem pensa que os livros digitais são uma invenção atual ou com poucos anos de vida.

Os primeiros livros digitais de que se têm notícia datam de 1971, quando Michael Hart criou a primeira biblioteca digital do mundo. Conhecido como Projeto Gutenberg, seu intuito era preservar livros eletrônicos que contavam com volumes físicos e eram livres de direitos autorais. Aliás, anota aí: o primeiro livro digital da história é a declaração de independência dos Estados Unidos.

E você, conhecia a primeira versão de produtos famosos que mencionamos aqui? Já que estamos falando de tecnologias, aproveite para saber quais são as 10 tecnologias antigas que valem uma grana atualmente

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também