Creator Economy avança, mas ainda não abriga quem mais precisa
Tecmundo
Atire a primeira pedra quem nunca foi instigado a consumir algo depois de ver uma publicação em rede social. No Brasil, este cenário é ainda mais frequente do que se imagina. De acordo com o estudo da plataforma de cupons Cupom Válido, com dados da Statista e HootSuite, 43% dos brasileiros afirmam já ter realizado uma compra por influência de um criador de conteúdo – o que coloca o país simplesmente na primeira posição global de relevância dos influenciadores.
Essa parcela emergente da economia que é fomentada por influenciadores digitais ganhou o nome de Creator Economy e tem se projetado como uma importante vertente de negócios no mundo digital . Estima-se que, mundialmente, ela tenha movimentado mais de US$ 16 bilhões em 2022, de acordo com dados da plataforma de marketing Collabstr.
Creator Economy: influenciadores que fomentam o consumo a partir do digital.
A proliferação da conectividade móvel de alta qualidade foi o fator determinante para o surgimento desse novo jeito de fazer negócios, muito democrático e acessível. O potencial de crescimento desse mercado é enorme, mas ainda esbarra em sérios problemas estruturais. Os maiores obstáculos referem-se à dificuldade de ampliação da conectividade e à falta de projetos de inclusão e letramento digital.