TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Criador de chatbots Meta AI Studio chegou em português ao Brasil; saiba como usar
Tecnologia

Criador de chatbots Meta AI Studio chegou em português ao Brasil; saiba como usar

publisherLogo
Tecmundo
26/03/2025 17h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16491752/original/open-uri20250326-19-112p1st?1743010344
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A partir desta quarta-feira (26), você poderá criar seu próprio chatbot com inteligência artificial no Meta AI Studio. A ferramenta, que agora está disponível para usuários do Brasil com suporte ao português brasileiro, foi anunciada pela empresa de Mark Zuckerberg.

O Meta AI Studio permite que qualquer pessoa desenvolva seu próprio chatbot alimentado pelos grandes modelos de linguagem (LLM) da Meta, mesmo sem conhecimento técnico sobre o assunto. O processo de criação é simples, direto e oferece uma ampla gama de possibilidades.

A criação dos chatbots pode ser feita nos apps do Instagram, Messenger ou na versão web da plataforma AI Studio. O usuário precisa descrever a proposta do chatbot, escolher uma imagem para ilustrá-lo (também gerada por IA) e definir o comportamento do bot, configurando instruções de interação e fornecendo exemplos de diálogo.

O Meta AI Studio agora está disponível em português brasileiro. (Fonte: Igor Almenara/TecMundo)

Os chatbots criados no AI Studio podem ser disponibilizados para todos os usuários, restritos aos Amigos Próximos ou acessíveis apenas pelo próprio criador. Caso a visibilidade seja pública, o autor do bot precisa definir como ele será encontrado por outras pessoas.

Após a criação, a interação acontece normalmente, semelhante ao ChatGPT ou outros chatbots com IA. O modelo seguirá o tom, a postura e a proposta definidos manualmente. O criador também poderá modificar o robô a qualquer momento, incluindo nome, imagem e descrição.

Em comunicado à imprensa, a Meta destacou algumas criações já disponíveis para o público, como o "Crescendo no Digital", que dá dicas de empreendedorismo digital; "Matilda, a gata mobile", um assistente de criação de conteúdo no celular; e o "Professor Nonozinho", um ajudante que fornece dicas de português e gramática.

Segundo a Meta, os chatbots são alimentados pelo LLM Llama 3.1, lançado em julho de 2024. Se permitido, o chatbot também pode gerar imagens durante a conversa.

Como criar seu próprio chatbot no Meta AI Studio?

Para criar um chatbot no Meta AI Studio, acesse a plataforma da Meta pelo app Messenger ou Instagram (no ícone no canto superior direito da tela) ou pelo PC, diretamente no site da plataforma . É necessário fazer login para utilizar a ferramenta.

Depois disso, siga os passos:

  1. Clique ou toque no botão “Criar uma IA”;
  2. Escolha uma ideia para iniciar seu chatbot ou descreva manualmente suas capacidades;
  3. Selecione uma imagem gerada para o bot — é possível editá-la, escolher um novo prompt ou enriquecer a descrição;
  4. Detalhe as capacidades do chatbot, forneça instruções e defina exemplos de diálogo para orientar seu comportamento;
  5. Configure o comportamento do modelo, determinando como ele cumprimentará novos usuários e definindo prompts pré-configurados;
  6. Escolha a visibilidade do chatbot entre "Todos", "Amigos Próximos" e "Somente Eu".
  7. Teste o chatbot antes da publicação utilizando o chat lateral;
  8. Clique em "Concluir" para disponibilizar o chatbot.

Após a finalização, o chatbot respeitará as configurações de privacidade definidas e ficará disponível na aba "Suas IAs" dentro do AI Studio. Todos os chats são armazenados no "Histórico de bate-papo", permitindo que você retome a conversa quando quiser.

Mais um produto com IA da Meta

A Meta continua a explorar diferentes formas de disponibilizar seus modelos de IA para o público. Atualmente, uma das ferramentas mais populares da empresa é o Meta AI , um chatbot informativo semelhante ao ChatGPT, acessível via web e integrado ao WhatsApp.

Em janeiro deste ano, foi revelado que a empresa estava desenvolvendo perfis do Instagram gerados por modelos generativos , o que gerou polêmicas. Esses perfis automatizados levantaram questões sobre a presença de contas controladas por IA em uma rede social originalmente projetada para conectar pessoas reais. Além disso, os usuários do Instagram não podiam bloquear ou restringir facilmente essas contas automatizadas.

Você pode bater papo com seus próprios chatbots a qualquer momento. (Fonte: Igor Almenara/TecMundo)

Outro projeto da Meta envolve a criação de chatbots que imitam a personalidade de celebridades da internet. Esses perfis automatizados seriam capazes de interagir com os usuários de forma semelhante ao comportamento de um famoso específico e até responder com mensagens de voz.

A possibilidade de criar chatbots personalizados complementa esse conjunto de ferramentas, embora sua utilidade a longo prazo ainda seja incerta. Na prática, qualquer modelo generativo pode adotar personalidades específicas com a configuração adequada de prompts em texto. O AI Studio apenas torna esse processo mais acessível e intuitivo.

Você pretende usar o AI Studio para criar seu próprio chatbot? Se sim, quais são suas ideias? Deixe sua opinião nas redes sociais do TecMundo listadas abaixo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também