Discursos de ódio crescem no Twitter após venda para Elon Musk
Tecmundo
As primeiras horas da administração de Elon Musk no Twitter, na sexta-feira (28), foram marcadas pelo crescimento dos discursos de ódio na rede social. Depois de ele sugerir que poderia afrouxar regras de moderação, alguns usuários decidiram testar se as mudanças já foram implementadas.
Como relatou a Vice, uma enxurrada de tweets com insultos raciais e conteúdos antissemita, misógino, homofóbico, transfóbico e islamofóbico tomou conta do microblog após o bilionário assumir a direção. Além dos textos, muitas das postagens eram acompanhadas de imagens e símbolos.
Segundo o Network Contagion Research Institute (NCRI), organização sem fins lucrativos que monitora a desinformação nas redes sociais, evidências indicam que essas campanhas de disseminação de ódio estão sendo organizadas em plataformas como o 4Chan. Nelas, grupos de usuários encorajam outros a espalhar conteúdos violentos no microblog.
A princípio, as políticas de moderação do Twitter permanecem em vigor, pois muitas postagens com conteúdos que violam as diretrizes da plataforma acabaram removidas e algumas das contas foram suspensas. Porém, as mensagens de ódio continuaram a surgir na rede ao longo do dia, testando os limites do algoritmo.
O que Musk pensa?
Embora tenha sinalizado uma ampliação da liberdade de expressão na rede social, antes de se tornar o novo dono do Twitter, Musk tentou tranquilizar os anunciantes. Na quinta-feira (27), ele disse que não vai transformar o microblog em uma “paisagem infernal livre para todos, onde qualquer coisa possa ser dita sem consequências”.
O empresário também comentou que não fará mudanças nas políticas de conteúdo da plataforma, pelo menos por enquanto. Novidades só devem surgir após ele criar um novo conselho de moderação, com “pontos de vista amplamente diversos”.
Vale ressaltar que uma de suas primeiras atitudes ao assumir o cargo foi demitir vários funcionários de alto escalão, incluindo a executiva de políticas do Twitter Vijaya Gadde, uma das principais responsáveis pelas diretrizes de conteúdo da rede social.