Elon Musk diz que uso de patentes é 'para os fracos'
Tecmundo
O bilionário Elon Musk voltou a repetir que o uso de patentes na fabricação é sinal de fraqueza. O CEO da SpaceX fez a declaração em entrevista à CNBC, veiculada na noite desta quarta-feira (21), e acrescentou que a empresa vai seguir evitando usá-las, buscando inovações.
O magnata sul-africano, também CEO da montadora de carros elétricos Tesla, fez um tour com o apresentador Jay Leno pelas instalações da Starbase, no Texas. Durante a gravação, ele mostrou alguns motores Raptor, projetados para a nova Starship, quando criticou o uso de patentes.
"Patentes são para os fracos", disse Elon Musk. Ele afirmou que a SpaceX "realmente não patenteia coisas" quando foi questionado sobre o foguete feito de aço inoxidável forte. Para o bilionário, patentes são usadas como "técnica de bloqueio", impedindo o progresso da indústria. Acrescentou ainda que elas apenas impedem os concorrentes de seguí-lo.
Em 2012, Musk já havia dito, para a revista Wired, que a SpaceX "essencialmente não tem patentes" e que seria uma "farsa" publicá-las, pois "os chineses as usariam apenas como um livro de receitas". Dois anos depois, ele disse que as patentes mostram que a empresa não consegue inovar rapidamente, desta vez em uma teleconferência da Tesla .