Embracer cancela jogo de franquia icônica e demite quase 100 funcionários

Tecmundo






O conglomerado Embracer Group cancelou um jogo da franquia Deus Ex que estava há aproximadamente dois anos sendo feito. A informação é do jornalista Jason Schreirer, que foi avisado por fontes ligadas à companhia.
De acordo com a reportagem, a empresa descontinuou o projeto e vai demitir "um certo número de funcionários" da Eidos Montreal, que era a desenvolvedora responsável. Até agora, o Embracer Group não se manifestou oficialmente sobre o caso.
Leia também: Deus Ex: do pior ao melhor, segundo a crítica
Ainda segundo Schreirer, o jogo entraria em uma fase mais prática da produção no final deste ano. Agora, a equipe restante vai focar em uma nova iniciativa, que será parte de uma franquia inédita. O título não chegou a ser anunciado publicamente e não há qualquer informação sobre o projeto.
O próximo jogo da franquia Deus Ex foi cancelado.
O layoff na Eidos Montreal está longe de ser a primeira demissão em massa no setor de games neste ano. Seguindo a tendência já alta de cortes do ano anterior, foram 5 mil funcionários dispensados só em janeiro de 2024.
No caso do Embracer Group, a situação também não é recente. Mesmo apresentando bons resultados em relatórios fiscais, o conglomerado dispensou 900 funcionários em novembro de 2023 , além de buscar possíveis compradores para vários de seus estúdios.
Boa parte do problema começou quando o grupo passou a adquirir vários estúdios de uma só vez e viu um acordo de financiamento com o governo da Arábia Saudita dar errado no meio do processo.
Conglomerado é dono de vários estúdios e franquias.
A reestruturação na Embracer já inclui o encerramento da desenvolvedora Volition , de Saints Row, e da Deadelic Entertainment , do fiasco de crítica e vendas The Lord of the Rings: Gollum.
Antes pertencendo à Square Enix, a Eidos Montreal foi adquirida pelo Embracer Group junto da Crystal Dynamics — o estúdio dos últimos Tomb Raider — em 2022.
O último jogo da franquia Deus Ex foi o elogiado Deus Ex: Mankind Divided , lançado há oito anos. Com elementos de RPG misturados à ação, a série é se passa em um futuro não muito distante e alternativo.
Deus Ex: Mankind Divided
Implantes cibernéticos estão popularizados e você está no controle de Adam Jensen, um agente especializado tanto no uso de armas quanto em hacking.
Fora o game, um longa-metragem baseado no universo da série também já foi cancelado e teve trechos do roteiro vazados.


