Erros de drivers em GPUs da Nvidia continuam mesmo após correções

Tecmundo






A Nvidia tem enfrentando alguns sérios problemas relacionados a drivers nas GeForce RTX 30 e RTX 40, e essas questões continuam uma pedra no sapato dos jogadores. Depois da empresa ter lançado a nova atualização 576.02 na última semana, o driver não corrigiu problemas — e causou mais erros.
Lançado na última quarta-feira (16), o driver 576.02 chegou para corrigir erros de tela preta, problemas relacionados ao modo de suspensão dos computadores, e inúmeros bugs em diversos games. No entanto, boa parte das correções foram especialmente direcionadas para as RTX 50 e à GeForce RTX 5060 Ti recém-lançada .
Em fóruns pela internet, diversos usuários reclamam que as temperaturas das placas de vídeo não estão sendo mostradas corretamente, levando a Nvidia a lançar uma nova correção pontual para o problema. Essa correção também ajustou questões sobre frequências em idle nas GPUs, e erros de flickering na tela ao tentar jogar certos games.

Apesar da atualização amenizar alguns problemas, erros pertinentes em vários jogos ainda são reportados pelos jogadores, como crashes, desempenho ruim e stuttering ao usar a tecnologia do G-SYNC, por exemplo. Eu mesmo, que utilizo uma GeForce RTX 5070 SUPER, venho sofrendo com problemas de performance e muito flickering na tela nos últimos tempos.
Negligência da Nvidia?
Os problemas de drivers com as RTX não são uma novidade , já que pelo menos desde janeiro os usuários das RTX 40 e RTX 30 reclamam sobre erros, crashes e performance abaixo do esperado. Em fóruns, os usuários tentam se ajudar ao aplicar diferentes correções preliminares, como desativar o DLSS e o Frame Generation, G-SYNC, V-SYNC e outros recursos em games.
A situação escalonou para um nível na qual os próprios desenvolvedores de games como InZoi e The First Berzerker: Khazan recomendaram que jogadores com essas GPUs retrocedessem nos drivers. Os usuários deveriam instalar a atualização 566.36, lançada em dezembro, para voltar a ter mais estabilidade.
Por mais que não haja nenhuma explicação oficial sobre os problemas, os consumidores acusam a Nvidia de uma certa negligência. O consenso é que a empresa focou tanto no lançamento e otimização das GeForce RTX 50 a partir de janeiro, que “esqueceu” dos demais usuários com gerações mais antigas, ocasionando nos problemas.
Durante o pré-briefing de revelação das RTX 5060 nos últimos dias em que o TecMundo esteve presente, um porta-voz da empresa assegurou que a Nvidia trabalha ativamente em melhorias, inclusive para gerações de produtos mais antigos.
Sem maiores novidades, resta aguardar por uma melhoria efetivamente real, e continuar utilizando drivers mais antigos, caso você seja impactado pelos erros de desempenho.
Para saber mais sobre as atualizações da Nvidia, basta ficar ligado no site do TecMundo. Inclusive, confira nossa matéria especial sobre todos os detalhes dos drivers da Nvidia.


