Faroeste digital: investir em segurança é caminho sem volta
Tecmundo
O intenso processo de digitalização que vivemos dá novas dimensões ao tema da segurança, já tão caro à sociedade e às empresas.
Isso porque o aumento exponencial de transações e pontos de contato online abriu pontos de vulnerabilidade e expandiu os já existentes, o que se traduziu, por sua vez, em um grande aumento do número de fraudes e reclamações das mais variadas.
Coloco nesta “fatura” também, as dificuldades e os negócios perdidos por conta de processos mal desenhados, que persistem mesmo com tantos novos recursos a disposição.
É necessário investir em segurança no ambiente digital
Neste “caldeirão”, temos ainda o prometido fim do uso dos cookies de terceiros – que requer mudanças para garantir o anonimato dos internautas – e a entrada em vigor das regras da LGPD no Brasil , elevando ainda mais a régua de como os dados dos consumidores devem ser tratados e protegidos, sob pena de pesadas multas.
Tamanha é a percepção de insegurança que alguns consumidores ainda evitam certas transações online, quase como uma reversão da tecnologia.
Em que pese a crise social e os aspectos policiais envolvidos, notamos que as marcas têm muito a evoluir nesta área. Não raro, houve um crescimento exponencial das vendas online, mas a infraestrutura envolvida é basicamente a mesma.
Ou seja, é como se a transformação fosse apenas da participação do canal de vendas no “bolo” total e não uma mudança genuína para um negócio ou ambiente digital mais amplo. E claro, isso traz consequências!