Fim do Twitter: rede social muda de nome e agora se chama ‘X'
Tecmundo
O bilionário Elon Musk anunciou hoje (23) que o Twitter mudou de nome e passará a se chamar “X”. Com a alteração, os usuários se despediram até mesmo do tradicional pássaro para dar às boas-vindas (ou não) ao novo logo com a vigésima quarta letra do alfabeto romano.
A mundança irá transformar toda a identidade visual da rede social, que sairá do marcante azul para a cor preta. Musk chegou a fazer uma votação em seu perfil perguntando se as pessoas preferiam o preto ou o branco, e a primeira opção venceu.
“Em breve daremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos”, escreveu o dono da plataforma durante a madrugada deste domingo no horário de Brasília.
Próximo das 15h no fuso horário brasileiro, Musk anunciou que o domínio www.x.com já é redirecionado automaticamente para o Twitter e que o novo logo irá ao ar ainda hoje.
O magnata ainda colocou como fixado em seu perfil no Twitter um vídeo curto de uma letra X com vários efeitos de partículas, indicando que talvez seja esse o novo logo.
Ao mudar o nome do Twitter para X, Elon Musk reciclou uma ideia própria do final dos anos 90. Ele fundou junto de seu mentor de negócios na época, Greg Kouri, um banco online chamado X.com, que posteriormente se fundiu ao PayPal.
Musk não deu muitos detalhes sobre a decisão, como tem sido desde que ele comprou a rede social no final do ano passado. Contudo, a mudança certamente faz parte de seu plano de criar um super app.
Antes mesmo de finalizar o negócio com o Twitter, ele já havia comunicado sobre sua vontade de criar uma plataforma que pudesse servir para ver vídeos, comprar online, enviar mensagens e mais.
O bilionário Elon Musk está buscando novas formas de monetizar o antigo Twitter e agora X (Imagem: Scott Olson/Getty Images)
Uma das inspirações do dono da Tesla certamente foi o WeChat, super app chinês que tem mais de 1 bilhão de usuários. Desenvolvido pela Tencent, o programa une em um só local pagamento digital, compras, streaming, mídia social, mensageiro, serviços de transporte e mais.
Os novos planos de Elon Musk para o Twitter, ou melhor, X, também servirão para tentar dar um alívio financeiro para a empresa. O ricaço já admitiu durante mais de uma oportunidade que a companhia corre risco de fechar porque, além das dívidas, perdeu 50% dos anunciantes.