Flipside: Instagram terá perfil alternativo só para posts privados
Tecmundo
O Instagram continua desenvolvendo uma espécie de perfil "alternativo" para uso pessoal. A descoberta é do desenvolvedor Alessandro Paluzzi, que divulgou novas imagens do recurso.
De acordo com Paluzzi, a função agora se chama flipside — em letra minúscula mesmo, sendo uma mudança em relação ao código que ele mesmo encontrou há algumas semanas na plataforma . Antes, o recurso aparecia sob o nome de "Seu Espaço".
A ideia, entretanto, continua a mesma: ser um ambiente totalmente pessoal e voltado somente aos amigos próximos, ou então para abrigar conteúdos que o usuário não gostaria de publicar para todos os seguidores. Nesse "lado B" da conta, é possível até utilizar outra foto e mudar o nome de perfil e a descrição (Bio).
As I guessed a few weeks ago, in your flipside, you'll be able to have a profile picture, a name, and a biography different from those in your public profile.https://t.co/oMvT2x0vHb pic.twitter.com/uDbqPbtjx4
Como mostra a regras exibidas nas capturas de tela, o flipside é um espaço para "ser você mesmo", em uma aba exclusiva para o usuário e seus contatos mais frequentes — todos escolhidos previamente.
Além disso, lá também é possível fazer postagens exclusivas em fotos e vídeos, abrigando conteúdos que não seriam compartilhados normalmente.
Para ver o perfil alternativo de outras pessoas, será preciso deslizar o dedo para baixo, acessando a versão pessoal da conta de quem liberou o acesso a esse conteúdo para você.
A ideia do flipside é "oficializar" o Finsta, termo em inglês que mistura as palavras fake (falso) e insta (redução de Instagram). Popular entre o público mais jovem, essa é a prática de criar uma conta paralela e lá postar coisas mais pessoais.
Esse é o elemento que mais diferencia o flipside de outros mecanismos de privacidade, como o Melhores Amigos. Com o novo recurso, a parte privada do perfil fica totalmente separada da linha do tempo tradicional, mesmo que você tenha autorização para acessá-la.
Em nota enviada ao TechCrunch, o Instagram confirmou que o projeto existe e é um "protótipo interno". Por enquanto, não há previsão de que ele seja oficializado como um recurso, já que antes ele deve passar por uma etapa de testes públicos.