Home
Tecnologia
Framboesa de Ouro: 10 filmes indicados que foram injustiçados
Tecnologia

Framboesa de Ouro: 10 filmes indicados que foram injustiçados

publisherLogo
Tecmundo
04/02/2023 20h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15410331/original/open-uri20230204-18-f2pkqe?1675551840
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Framboesa de Ouro se tornou uma premiação relevante no cinema norte-americano desde a sua criação, em 1981. Sua proposta satírica a diferencia dos demais: apontar os piores filmes do ano! Apesar de todo o humor envolvido na organização, o "anti-Oscar" já cometeu muitas gafes nas indicações.

Quem lembra da Sandra Bullock recebendo uma Framboesa de Ouro por Maluca Paixão um dia antes de ganhar o Oscar de Melhor atriz por Um Sonho Possível em 2010?

Uma coisa é certa: a lista de nomeados – e vencedores – é polêmica. Venha conferir 10 produções com avaliações positivas, seja de público ou crítica especializada, e que não mereciam levar uma Framboesa de Ouro para casa!

Isso mesmo, o ano de lançamento do filme O iluminado não foi o seu melhor momento! O longa foi um dos alvos do troféu Framboesa de Ouro nas categorias Pior diretor, com Stanley Kubrick, e Pior atriz, com Shelley Duvall.

Nem mesmo Stephen King, autor da obra adaptada para as telinhas, defendeu o filme na época. Loucura, não é mesmo?

Outro diretor que já sofreu injustamente nas mãos da cerimônia é Brian De Palma, começando pelo seu remake de Scarface, filme noir de 1930. O que viria a ser tornar um clássico do gênero com belíssimas cenas de violência explícita, a versão de De Palma ganhou a fama de ser um dos indicados ao Framboesa de Ouro no ano em que foi lançado.

A impressão de que a cerimônia criada por John Wilson não curte as produções de De Palma é verdadeira. Outra indicação (injusta) a Pior diretor que o cineasta tem em seu currículo é com o filme Vestida para matar. Nem mesmo o elenco do thriller erótico foi poupado. Nancy Allen foi indicada a Pior atriz e Michael Caine a categoria Pior ator.

O filme Sexta-feira 13 é um marco na história do cinema de terror, certo? Mas a sua consagração no gênero de produções assustadoras veio só com o passar dos anos. No ano de seu lançamento, o longa foi recebeu indicações ao Framboesa de Ouro como Pior filme e Pior Atriz Coadjuvante (Betsy Palmer).

Para o público em geral, a saga de Rocky Balboa nunca decepcionou. É claro que o sucesso do primeiro filme foi incomparável: Rocky, um Lutador ganhou 3 Oscars, inclusive de Melhor filme. Apesar do quarto filme da saga de Sylvester Stallone não ter a mesma qualidade, Rocky IV foi figurinha repetida no Framboesa de Ouro de 1985.

Ganhou 5 troféus como Pior Diretor, Pior Ator (Sylvester Stallone), Pior Atriz Coadjuvante (Brigitte Nielsen), Pior Revelação (Brigitte Nielsen) e Pior Trilha Sonora. E ainda concorreu em outras 4 categorias: Pior Filme, Pior Ator Coadjuvante (Burt Young), Pior Atriz Coadjuvante (Talia Shire) e Pior Roteiro.

A icônica e polêmica cena de Sharon Stone no filme noir de Paul Verhoeven não foi o suficiente para agradar a comissão do Framboesa de Ouro. Apesar das boas críticas sobre os personagens e o roteiro do filme, Instinto selvagem foi indicado em Pior ator (Michael Douglas), Pior atriz coadjuvante (Jeanne Tripplehorn) e Pior nova estrela (Sharon Stone).

Flashdance tem diversas cenas que são lembradas até hoje pela força da personagem central em sua jornada de empoderamento feminino. Vencendo na categoria Melhor canção original com o hit "What a Feeling", de Irene Caraque, a produção também concorreu a Pior roteiro no Frambroesa de Ouro – uma lástima!

O filme de terror A Bruxa de Blair segue sendo referência até hoje dentro do seu gênero por introduzir um novo estilo de filmagem, o found footage . Contudo, a estética de documentário gravado com uma câmera na mão não agradou o paladar do troféu de fruta, sendo indicado a Pior filme e vencendo na categoria Pior atriz (Heather Donahue).

Mother! foi ovacionado em seu lançamento no Festival de Veneza de 2017 e chegou a disputar o Leão de Ouro do evento internacional. Mas nem todas as críticas sobre o thriller dirigido por Darren Aronofsky foram positivas assim. 

Mãe! ocupou 3 listas do Framboesa de Ouro: Pior atriz, com Jennifer Lawrence, Pior diretor e Pior ator coadjuvante, com Javier Bardem.

Blonde é a produção com maior número de indicações ao Framboesa de Ouro 2023, são 8 incluindo Pior Filme. A biografia de Marilyn Monroe produzida pela Netflix recebeu críticas de todos os tipos quanto à fetichização da protagonista.

Porém, algo é indiscutível: a performance de Ana de Armas como a maior sex symbol dos EUA (e do mundo). A atriz é um dos nomes indicados ao Oscar 2023 . Veja a lista completa!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também