Frota de veículos elétricos impulsionam metas ESG das empresas
Tecmundo
Um novo entendimento vem dominando o cenário empresarial nos últimos tempos, e três palavras se destacam nisso: meio ambiente, social e governança. Essa é a tradução livre do termo e da sigla em inglês mundialmente conhecidos: environmental, social and governance (ESG). Essas três letras, em última análise, estão substituindo a palavra “sustentabilidade” no meio corporativo.
Originária do mercado financeiro, a sigla fez sua estreia em 2004, em um grupo de trabalho do Principles for Responsible Investment (PRI) ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) e que tem o objetivo de convencer investidores da importância de investimentos sustentáveis. Mas como uma nova frota 100% elétrica vai auxiliar nesse novo cenário ESG? Os veículos elétricos se mostram como tendência nas empresas que pretendem mitigar seus impactos ambientais no planeta .
), o caminho é a eletrificação da frota. A DHL Supply Chain no Brasil pretende zerar o CO2 em suas operações até 2050, a companhia quer dobrar a frota atual de 70 veículos elétricos em 12 meses, com 80% compostos por veículo urbano de carga (VUC) e caminhões.
E a empresa já fez as contas: estimam que 70 modelos elétricos conseguem evitar a emissão de 22 mil toneladas de gás carbônico nas próximas 3 décadas, utilizando como base de cálculo a metodologia global Well-to-Wheel.
Para acompanhar essa demanda, a indústria automobilística já se movimenta. A Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil (VWCO) investiu na eletrificação de caminhões considerados leves que, desde o início da produção, em junho de 2021, comercializou mais de 300 unidades do modelo de caminhões elétricos e-Delivery — primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido, testado e produzido no país . Empresas como Ambev, JBF e Coca-Cola Femsa Brasil estão entre os compradores do modelo.
A implantação de práticas mais responsáveis dos pontos de vista social e ambiental está sendo incorporada pelas empresas, e os veículos elétricos vão auxiliar nesse sentido. O grande responsável por essa mudança de mentalidade é o ESG.