Futuro da mobilidade passa pela revolução elétrica
Tecmundo
Por Marcos Nogueira.
A matriz elétrica brasileira é um trunfo, quando falamos do futuro da mobilidade elétrica no país . O principal motivo? Grande parte da energia consumida no Brasil é considerada “limpa”, pois tem como origem usinas hidrelétricas, parques eólicos e fazendas solares fotovoltaicas.
Estima-se que cerca de 82,9% da energia tem como origem fontes renováveis, diferentemente de boa parte da Europa, por exemplo, que ainda faz uso de usinas termelétricas, movidas por carvão ou diesel, como forma de geração de energia para o abastecimento dos consumidores.
Neste quesito, estamos muito na frente! A transição energética é um importante avanço para o futuro do país e, atualmente, iniciativas que unem órgãos públicos e empresas privadas têm acelerado essa jornada. O Brasil é um dos países com maior potencial de adoção de veículos movidos à bateria elétrica. Segundo o estudo “Acelerando a mudança rumo à Mobilidade Sustentável no Brasil”, da McKinsey & Company, em menos de 20 anos, o Brasil deverá ter 11 milhões de automóveis movidos à bateria (100% BEV - Battery Electric Vehicle). O volume vai representar 55% das vendas de novos veículos, 20% de todo parque instalado e uma receita anual de US$65 bilhões.