Home
Tecnologia
Gboard: teclado do Android ganha novas opções de personalização
Tecnologia

Gboard: teclado do Android ganha novas opções de personalização

publisherLogo
Tecmundo
18/02/2023 15h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15430713/original/open-uri20230218-18-y9mm57?1676745285
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Google iniciou a reformulação do Gboard, teclado padrão de vários dispositivos Android. Em teste por alguns usuários beta, a barra de atalhos recebeu novos recursos que melhoram a usabilidade no dia a dia.

Usado para personalizar os botões, a atualização substitui o ícone com três pontos do menu de acesso rápido no canto direito superior do teclado. Agora, para realizar a mesma ação, há um ícone com quatro quadrados no canto esquerdo superior do teclado.

Antigo visual do teclado Gboard (à esquerda) e o futuro design da ferramenta (à direita).Antigo visual do teclado Gboard (à esquerda) e o futuro design da ferramenta (à direita).

O novo menu de acesso rápido do Gboard traz a presença dos botões de emoji e de seleção de idioma, opções que não existiam antes. Então, o usuário pode tocar para arrastar os ícones, reorganizar e selecionar quais serão exibidos ao abrir o teclado.

A novidade dá mais liberdade aos usuários, que podem adicionar até seis atalhos à barra de ferramentas ou deixá-la “mais enxuta”. Além disso, é possível substituir o ícone de pesquisa por voz por outra opção de atalho mais útil para a pessoa.

Novo Gboard (à direita) apresenta mais opções de atalhos.Novo Gboard (à direita) apresenta mais opções de atalhos.

A atualização do Gboard também renomeou o menu “Avançado” para “Privacidade”. Nessa área, assim como anteriormente, os usuários encontram opções relacionadas à coleta de dados do Google.

Conforme o Android Police, a atualização beta do Gboard (12.6.06.491625702) está disponível em um servidor de acesso limitado. Os interessados em testar o novo teclado Android devem acessar o canal beta do Gboard na Play Store e solicitar a participação.

Vale lembrar que, por se tratar de uma versão beta, o software pode apresentar instabilidades e erros. É importante estar ciente disso, pois são detalhes que podem atrapalhar a usabilidade de uma ferramenta importante dos dispositivos Android.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também