Gemini Nano: conheça a versão para Android da IA mais poderosa do Google
Tecmundo
O Google apresentou o Gemini Nano, uma versão "portátil" de seu novo modelo de linguagem (LLM) multimodal, nesta quarta-feira (6). Ele é a inteligência artificial (IA) mais eficiente da empresa, preparada para rodar nativamente em celulares.
O Gemini Nano é como uma versão compacta do Gemini padrão, explica o Google. O modelo é preparado para se apoiar em núcleos dedicados para tarefas com IA, mesmo que o dispositivo não possua conectividade.
De acordo com a empresa, ele contém capacidades para usos gerais, como resumo de textos, respostas contextualizadas, correção gramatical e revisão avançada.
"Por exemplo, a compreensão aprimorada do idioma do Gemini Nano permite que o Pixel 8 Pro resuma de forma concisa o conteúdo no aplicativo Recorder, mesmo quando a conexão de rede do telefone está offline", pontua a empresa.
No Android, o Gemini Nano é acessado pelo serviço AICore. Essa nova seção do sistema gerencia o modelo, fluxos de trabalho, recursos de segurança e mais.
O AICore permite que desenvolvedores acessem as capacidades do Gemini Nano no Android.
É por meio desse serviço que desenvolvedores poderão aproveitar as capacidades da inteligência artificial nativa. No AICore, programadores poderão usar o Low Rank Adaptation (LoRA) para aperfeiçoar o Gemini Nano, treinando o modelo para casos de uso específicos.
É no Pixel 8 Pro que o Gemini Nano brilha de verdade no momento. O topo de linha oferece base para o modelo atuar da melhor forma possível e sem precisar de internet.
No aplicativo Recorder do Pixel 8 Pro, o Gemini Nano pode ser usado para gerar resumos em texto de conversas em áudio, como entrevistas, discussões, apresentações e mais.
Outro recurso interessante é o "Smart Reply" ("Respostas inteligentes", em tradução livre) do Gboard. O recurso sugere respostas prontas de alta qualidade para conversas do WhatsApp (mais mensageiros serão adicionados em breve).
Atualmente, o Smart Reply está disponível na versão de testes para desenvolvedores. Não há previsão para o lançamento definitivo da novidade.