Home
Tecnologia
Golpes feitos por Inteligência Artificial: saiba como se proteger
Tecnologia

Golpes feitos por Inteligência Artificial: saiba como se proteger

publisherLogo
Tecmundo
03/09/2023 17h01
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15749181/original/open-uri20230903-18-131n339?1693771544
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Inteligência Artificial é realmente fascinante em vários sentidos. Pode facilitar a vida das pessoas em alguns aspectos, e até ajudar a dar asas à nossa imaginação. Contudo, ela também representa novos riscos aos quais precisamos ficar atentos.

Há novas categorias de golpes que já estão sendo aplicados com o apoio das ferramentas de IA. Neste texto, conheça as fraudes mais comuns e aprenda como se proteger delas. Acompanhe!

Tipos de golpes que usam Inteligência Artificial

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Os softwares de Inteligência Artificial são recursos tecnológicos que podem ser empregados para diversos fins. E um deles, infelizmente, é facilitar o "trabalho" dos golpistas. As maneiras com que esses crimes podem ser forjados são bem vastas. Confira a seguir algumas delas.

Golpes usando imagem ou voz gerada por IA

Um tipo de fraude bem comum é aquela em que alguém finge ser uma pessoa e contata um parente dela via WhatsApp para relatar uma situação de problema financeiro e pedir um depósito. Há ainda as versões ainda mais cruéis, como o golpe do falso sequestro – o golpista liga para a mãe, pai ou avó de alguém e finge que está sendo sequestrado, pedindo um resgate.

Pois agora, com a IA, esse tipo de golpe pode ser executado com outros níveis de sofisticação. Os criminosos conseguem usar a tecnologia - a chamada deep fake - para simular a voz ou até a imagem de um ente querido, tornando a vítima ainda mais vulnerável e propensa a enviar o dinheiro.

Golpes executados pela instalação de Malware

O Malware é um tipo de software mal-intencionado que pode ser instalado na sua máquina ou dispositivo para roubar dados, clonar contas e executar vários tipos de delitos. Eles chegam até os seus equipamentos a partir de iscas: quando, por exemplo, você recebe um e-mail falso que acredita ser real e acaba clicando em um link malicioso, o que instala um desses softwares nas suas contas.

O Malware pode também chegar via redes sociais. Sabe aquelas postagens em que você é marcado dizendo que recebeu um prêmio? Clicar em um link deles é a pior decisão que você pode tomar.

Golpes usando ChatGPT

O famoso chat de Inteligência Artificial pode também ser uma ferramenta para praticar delitos. É possível treinar a ferramenta para automatizar a escrita e fazer com que o chat aprenda detalhes sobre o estilo que alguém usa para escrever, tornando as mensagens mais críveis.

Como muitos de nós deixam rastros em espaços abertos (como redes sociais, sites, blogs, etc.), fica fácil para os criminosos aprender sobre nossos hábitos, incluindo a forma pela qual falamos e escrevemos.

Dicas de como se proteger dos golpes por IA

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

A seguir, você confere maneiras pelas quais você pode se proteger ou ensinar seus parentes (sobretudo os mais idosos) a se atentar a potenciais riscos que correm.

1 - Combine uma palavra de segurança

Converse com seus parentes e, juntos, combinem alguma "senha" que vai os tornar protegidos quando desconfiarem estar sofrendo um golpe. Nesse tipo de situação, vocês podem acionar essa palavra e descobrir se a pessoa do outro lado da conversa é quem está dizendo ser.

2 - Conheça traços de linguagem da IA

Esse recurso é mais difícil, mas pode também ser usado. As IAs generativas possuem alguns tipos de marcação de linguagem, que podem ser reconhecidos por quem é mais atento. Entre eles, estão muitos termos repetidos, linguagem excessivamente simples e falhas de coesão entre as frases.

3 - Confronte as informações que estão sendo ditas

Dentro dessas conversas geradas pela Inteligência Artificial, podem aparecer informações falsas. Quando uma IA não sabe a resposta certa a algo que foi perguntado, ela tende a criar respostas para preencher a lacuna. Por isso, vale a pena sempre "confrontar" quem está atrás da conversa perguntando várias coisas.

4 - Não confie em áudios

Anteriormente, era comum pedir um áudio do interlocutor para confirmar que era ele mesmo que estava falando. Contudo, as novas ferramentas de IA exigem bem mais atenção e cuidado, pois elas são capazes de gerar áudios, como já esclarecemos. Procure outras formas de confirmação ou, como foi sugerido, use a técnica do confronto.

É possível identificar golpes com Inteligência Artificial?

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

De acordo com Bendev Junior, que é programador e especialista em IA, há algumas maneiras que ajudam a verificar se o golpe que está sendo aplicado é fruto de uma Inteligência Artificial.

“Existe um teste chamado ‘Teste de Turing’, ele consiste em utilizar voluntários para interagir com softwares de IA e tentar descobrir é possível convencer o humano de que ele está conversando com outro humano ou identificar qual dos interlocutores é o software, mas acredito que, pelo menos por agora, a Inteligência Artificial não chegou a este nível”, explica.

Mesmo assim, é bom lembrar que descobrir se está conversando com uma IA não basta. É preciso conhecer as maneiras para identificar golpes e saber como se esquivar deles, bem como ensinar os familiares a fazer a mesma coisa.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também