TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Google abre programa de "demissão voluntária" para equipe do Android e Pixel
Tecnologia

Google abre programa de "demissão voluntária" para equipe do Android e Pixel

publisherLogo
Tecmundo
31/01/2025 18h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16452982/original/open-uri20250131-19-1n8clt0?1738348497
©Daniel Romero/Unsplash
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Google iniciou nesta quinta (30) um programa de “demissão voluntária” para funcionários das equipes de desenvolvimento do Android e Pixel. A oferta foi distribuída em memorando endereçado para o setor de “Plataformas e Dispositivos”, confirmou a empresa ao site 9to5Google.

Aqueles que toparem sair voluntariamente receberão um pacote de indenizações, mas não foram divulgados detalhes sobre. No comunicado, o vice-presidente sênior do setor, Rick Osterloh, reforçou que o time que restar “precisa estar profundamente comprometido com a missão” do Google e “focado em construir bons produtos, com velocidade e eficiência”.

  1. Confira: Google bloqueou 2,3 milhões de apps suspeitos no Android só em 2024

“O time de Plataformas e Dispositivos do Google oferece um programa de saída voluntária que permite que googlers deste time situados nos Estados Unidos se desliguem da empresa com um pacote indenizatório”, pontua o memorando."Isso acontece após a fusão de duas grandes organizações no ano passado. Há um grande impulso neste time e com a quantidade de projetos importantes a frente, nós queremos que todos estejam comprometidos com nossa missão e focados em construir bons produtos com eficiência e agilidade", continuou.

samuel-angor-8e2VsJ0dOPM-unsplash.jpg
O Google oferece pacotes indenizatórios para funcionários que gostariam de se demitir voluntariamente. (Fonte: Samuel Angor/Unsplash)

Geralmente, ofertas de saídas voluntárias antecedem demissões em grandes volumes de funcionários. Se o número de cortes esperado para a campanha não for atingido, a empresa deve agir por conta própria e desligar funcionários compulsoriamente.

Google quer manter funcionários comprometidos

O time de “Plataformas e Dispositivos” é a parte do Google responsável por vários produtos da empresa, como Android, Chrome, ChromeOS, FitBit, Google One, Nest e os celulares Pixel. O setor foi inaugurado em abril de 2024 como uma forma de acelerar e otimizar o fluxo de trabalho de desenvolvimento de recursos de inteligência artificial por todos os produtos da companhia.

Ainda que essas campanhas de cortes voluntários levantem tensões sobre a permanência dos funcionários, também há quem prefira que elas aconteçam. Em uma petição interna obtida pelo CNBC, funcionários afirmam que as rodadas de demissões geram insegurança sobre os cargos, mas essas iniciativas amenizam o susto dos desligamentos.

Até o momento, o programa de demissões voluntárias se aplica exclusivamente aos funcionários do time “Plataformas e Dispositivos”. Portanto, os funcionários de outros setores não são elegíveis. Além disso, não foi divulgado o total de cortes que a iniciativa precisa atingir para evitar possíveis demissões compulsórias.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também