TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Google adia bloqueio de cookies de terceiros no Chrome mais uma vez
Tecnologia

Google adia bloqueio de cookies de terceiros no Chrome mais uma vez

publisherLogo
Tecmundo
25/04/2024 13h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16183222/original/open-uri20240425-17-6kyj3n?1714052044
©Google/Divulgação
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Google adiou, mais uma vez, o bloqueio de cookies de terceiros no Chrome , conforme anunciou na terça-feira (23). De acordo com a big tech, o novo prazo para implementar a restrição é o início de 2025, mas isso ainda depende de alguns fatores.

Previsto para entrar em vigor em 2022, o processo vem enfrentando sucessivos atrasos desde então. O adiamento mais recente tem relação com a dificuldade de acordo entre a companhia e a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA).

O bloqueio dos cookies de terceiros no Chrome por padrão ainda deve demorar a acontecer.

A CMA e o Gabinete do Comissário de Informação do Reino Unido (ICO) querem analisar detalhadamente os resultados do último teste feito pelo Google com o sandbox de privacidade . O mecanismo é a solução para substituir os cookies de terceiros, mas os reguladores ainda não se mostraram satisfeitos com a tecnologia.

Os dois órgãos britânicos divulgaram vários questionamentos sobre o recurso. Existe a preocupação de que o Google continue a se beneficiar dos dados de rastreamento do usuário ao mesmo tempo em que limita o acesso dos concorrentes a essas informações, priorizando seus próprios serviços de anúncios.

Privacidade e segurança do usuário

Empresas e anunciantes utilizam os cookies de terceiros, por meio do rastreamento entre sites, para acompanhar o usuário enquanto ele navega pela internet. Com as informações coletadas, é possível direcionar anúncios personalizados para cada internauta, a partir de suas preferências.

Por causa disso, o setor de anúncios publicitários também chegou a exercer pressão para o adiamento do bloqueio, diante da possibilidade de ter seu negócio afetado. A solução desenvolvida pelo Google ainda permite exibir propagandas personalizadas, mas limita o rastreamento entre as páginas.

Vale lembrar que esse tipo de cookie também pode ser explorado por cibercriminosos para o roubo de dados e espalhar malware . Dessa forma, o fim do suporte a eles representaria uma maior privacidade e reforço na segurança para os usuários do navegador.

Outro detalhe é o que o próprio usuário tem a opção de ativar o bloqueio manualmente, caso queira, sem depender da gigante da tecnologia. Bastar ir às configurações do Chrome, no menu lateral, clicar em “Privacidade e Segurança”, depois “Cookies de terceiros” e marcar a opção “Bloquear cookies de terceiros”.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também