Google nega que lentidão no YouTube seja causada por uso de adblockers
Tecmundo
A lentidão no YouTube relatada por diversos usuários, nos últimos dias, não é resultado das ações de repressão mais recentes da empresa em relação ao uso de bloqueadores de anúncios. É o que afirmou o Google na segunda-feira (15).
Em contato com o Android Central, um porta-voz do Google disse que os atrasos na reprodução de vídeos na plataforma, surgidos na semana passada, não têm qualquer relação com a detecção de adblocks feita pela companhia. Vale lembrar que ela tem intensificado o combate à utilização da ferramenta desde o final do ano passado.
O YouTube apertou o cerco contra o uso de bloqueadores de anúncios.
“Relatórios recentes de usuários com atrasos no carregamento no YouTube não estão relacionados aos nossos esforços de detecção de bloqueadores de anúncios . Nossa central de ajuda oferece dicas de solução de problemas para usuários que estão enfrentando problemas”, destacou o representante do Google, em comunicado.
Ainda de acordo com ele, a lentidão no YouTube mais recente estaria sendo causada por um bug na última atualização lançada para os bloqueadores AdBlock e AdBlock Plus. Dessa forma, quem usa tais ferramentas pode se deparar com atrasos ao acessar o serviço de streaming de vídeos.
Respondendo a usuários que reclamaram da lentidão ao acessar o YouTube com bloqueador de anúncios, no GitLab, um integrante da equipe de desenvolvedores do AdBlock reconheceu a existência do bug. Ele também afirmou que o problema está sendo corrigido, mas não definiu um prazo para a disponibilidade da solução.
O membro da equipe disse, ainda, que a queda de desempenho pode afetar outros sites acessados com o bloqueador ativado no navegador. Páginas da Microsoft e serviços como o Tradutor do Google estão enfrentando a mesma lentidão, que será corrigida em breve.
There is a lot of chatter in the last days about how Youtube is slow with content blockers.
Those performance issues affect only the latest version of both Adblock Plus (3.22) & AdBlock (5.17), and afflict more than just Youtube.
uBO is *not* affected.https://t.co/O3g48d2DT9
Aparentemente, os atrasos na reprodução de vídeos no YouTube afetam somente os usuários do AdBlock e do AdBlock Plus. O desenvolvedor do uBlock Origin, R. Hill, disse no X/Twitter que o seu bloqueador não sofre do problema relatado desde a última semana.